Força Aérea Holandesa celebra 80 anos do Esquadrão 322. O Esquadrão 322 (322 Sq), o mais antigo da Força Aérea Real Holandesa, ou Koninklijke Luchtmacht (KLu), celebra neste ano de 2023 oito décadas de existência. Para marcar este feito, um caça Lockheed Martin F-35A Lightning II do 322 Sq recebeu um adesivo muito especial na sua cauda.
O Lightning II, matrícula F-014, foi adornado com a imagem inspirada em uma icônica fotografia do lendário piloto de caça da Segunda Guerra, Jan Leendert Plesman, conhecido como “O Holandês Voador”. Plesman foi abatido em combate pelos alemães em 1º de setembro de 1944, e seu corpo dele nunca foi encontrado. Na imagem ele segura o mascote da Unidade, um papagaio chamado “Polly Gray“.
O adesivo ainda conta com a o emblema do Esquadrão 322, bem como as silhuetas dos modelos de todas as aeronaves utilizadas nesses oitenta anos da Unidade, desde o Supermarine Spitfire, passando pelos Gloster Meteor, Hawker Hunter, Lockheed F-104 Starfighter, General Dynamics F-16 Fighting Falcon, até chegar no atual Lockheed Martin F-35A Lightning II.
O Esquadrão 322, cujo lema é “Niet praten maar doen” (“Não fale, apenas faça”), foi criado em 12 de junho de 1943, mas as celebrações dos seus 80 anos está sendo realizada apenas gora por um motivo importante. Em junho, a Base Aérea de Leeuwarden, sede do 322 Sq, estava fechada para revitalização da sua pista, e grande parte dos seus aviões e militares estavam em deslocados temporariamente em Malbork, na Polônia, assumindo tarefas de Policiamento Aéreo Reforçado da OTAN.
O Esquadrão 322 foi originado do Esquadrão 167 (Holandês) da RAF, onde os militares holandeses operavam durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente em missões de Defesa Aérea da Grã-Bretanha, especialmente contra os ataques das bombas voadoras V-1 alemãs.
Após a guerra o 167 Sq foi dissolvido como unidade da RAF, dando início ao 322e Jachtvliegtuig Afdeling das forças armadas holandesas. Atualmente o Esquadrão 322 está composto por uma frota de 15 modernos caças F-35A.
@FFO