Incidente com C-130H da Força Aérea Argentina em Natal. Um Lockheed C-130H Hércules da Força Aérea Argentina (FAA) sofreu um incidente na manhã deste sábado (09/09), enquanto estava estacionado no pátio do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal (RN).
A aeronave, matrícula TC-64 (c/n 4436) batizada “Estrecho San Carlos”, sofreu um colapso no trem de pouso dianteiro, momentos antes de iniciar os procedimentos para iniciar a partida do voo com destino à Argentina. O C-130H pousou normalmente na tarde de ontem em Natal, procedente da Ilha do Sal.
As imagens divulgadas nas redes sociais mostram o TC-64 com a parte dianteira da fuselagem encostada no solo. Aparentemente o fato ocorreu logo após a chegada da tripulação no avião, pois em uma das fotografias é possível ver uma carreta com as malas dos militares.
De acordo com o histórico de voos dos sites de monitoração online, o C-130H da FAA estava desde o dia 18 de agosto no Chipre, possivelmente realizando missão de apoio operacional aos militares da Argentina que atuam na missão de Paz da ONU no país.
Conforme noticiamos em dezembro do ano passado, o TC-64 foi entregue pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) à FAA, após finalizar o processo de inspeção estrutural completa e modernização de sistemas. Ele foi o último dos cinco C-130H envolvidos no programa de modernização.
Provavelmente nas próximas horas, a FAA enviará outro C-130H – ou alguma aeronave – em socorro ao TC-64 em Natal.
Atualmente a frota operacional de Hércules da Fuerza Aérea Argentina está composta seis aeronaves, sendo quatro C-130H (TC-60, TC-61, TC-64 e TC-66) e dois KC-130H (TC-69 e TC-70), todos reunidos no I Escuadrón, do Grupo Aéreo 1, sediado na Base Aérea de El Palomar.
@FFO