USCG inicia testes dos HC-27J Spartan equipados com Minotaur. A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) está em processo de certificação das aeronaves HC-27J Spartan equipadas com o sistema de missão Minotaur. O primeiro voo de testes foi realizado em 07/09 na Estação Aérea Naval (NAS) Patuxent River, Maryland.
O voo do HC-27J, matrícula CGNR 2712, faz parte do esforço da USCG para melhorar a capacidade da sua frota de aeronaves de vigilância de asas fixas. Os 14 Spartan da USCG estão sendo equipados com capacidades melhoradas de captação, processamento e retransmissão de dados para operações conjuntas com outras aeronaves de patrulha marítima.
Este primeiro voo foi serviu para verificação funcional e qualificação inicial dos sistemas de Segurança do programa antes de prosseguir para a próxima fase de testes. A campanha seguirá sendo realizada pela equipe do Esquadrão de Teste e Avaliação de Comando de Sistemas Aéreos Navais (VX) 20 da Marinha, com o apoio da USCG e da Divisão de Aeronaves Leonardo em Patuxent River.
O Sistema Minotaur desenvolvido pela Marinha, é um conjunto de missão composto por radar de busca de superfície e sensores eletro-ópticos/infravermelhos, que oferecem melhorias significativas. Eles são ligados aos sistema datalink e permite a coleta, o processamento e a transmissão de dados para outras aeronaves ou estações em terra em tempo real.
A USCG distribui seus 14 Spartans em duas Estações Aéreas Avançadas (AIRSTA) no 7º Distrito da Guarda Costeira, em Saint Petersburg-Clearwater, na Flórida e no 11º Distrito da Guarda Costeir, em Sacramento/McClellan, na Califórnia. Algumas aeronaves são operadas pelo Centro de Aquisição de Projetos de Aviação da USCG, em Elizabeth City, na Carolina do Norte.
Atualmente, quatro HC-27J estão na Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval em NAS Patuxent River.
Fonte: NAWCAD
@FFO