USAFE-AFAFRICA emprega o sistema SLR-P do MQ-9A. A U.S. Air Forces in Europe e a Air Forces Africa alcançaram uma prova tecnológica significativa de conceito para o Pacote de Lançamento e Recuperação de Satélites do MQ-9A Reaper ou SLR-P (Satellite Launch and Recovery Package), na 112th Unmanned Aerial Vehicle Air Base em Mirosławiec — Polônia.
Embora várias interações do conceito tenham surgido em diferentes contextos, o SLR-P oferece uma inovação compacta, do tamanho de um caixa, preparada para lançar e recuperar um drone General Atomics MQ-9A em locais estratégicos situados em alguns dos postos avançados mais remotos do mundo. Isto marca um afastamento das práticas convencionais que exigiam o retorno às estações locais para manutenção de nível básico.
“Vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, significando necessário um grupo de pessoas inovadoras e motivadas — como o que você vê aqui — para influenciar a mudança e nos impulsionar para o futuro”, disse o Major Philip West, USAFE. — Líder do projeto AFAFRICA. “Com esta tecnologia, estamos colocando o ‘A’ em ‘ACE’ [Agile Combat Employment] para o MQ-9A.”
Feito sob medida especificamente para os teatros europeus e africanos, o SLR-P consiste em um contêiner pequeno e móvel com uma lista de inventário ajustada para atender aos requisitos operacionais exclusivos e às nuances ambientais de cada região específica.
O contêiner pode ser equipado com rodas próprias para ser rebocado ou transportado por qualquer meio de transporte disponível — aéreo, marítimo ou terrestre, sendo projetado para ser altamente móvel. Por parte da USAF, o SLR-P pode ser colocado em qualquer local via lançamento aéreo ou descarregado como carga, sendo após operado via satélite (SATCOM).
Um dos impactos mais dramáticos deste conceito é a redução das “botas no solo” (militares) necessárias para operar e manter aeronaves de precisão. Enquanto as operações tradicionais pilotadas remotamente exigiam equipes de 30 a 150 pessoas, o SLR-P pode ser executado com uma tripulação enxuta de apenas oito aviadores multi-capacitados.
Esta tripulação enxuta de múltiplos aviadores capacitados veio do 435th Contingency Response Group da USAFE-AFAFRICA.
“Capacitar aviadores com múltiplas capacidades é o que fazemos diariamente”, disse o Coronel Robert Rayner, comandante do 435th CRG. “A criação do CRG há 25 anos teve como objectivo alargar o poder aéreo para além das nossas bases principais. Embora a nossa missão principal seja apoiar operações de mobilidade, adaptamos as nossas capacidades para responder ao que a USAF, e especificamente ao que a USAFE, precisa.”
“Hoje estamos lançando e recuperando MQ-9A, mas amanhã poderão ser os F-16 , e no dia seguinte, os C-17. Independentemente da necessidade, o 435th CRG permanece leve, enxuto e letal para suportar”, acrescentou.
A integração do SLR-P com a tecnologia de satélite também inaugura era de conectividade e eficiência de manutenção. Esta capacidade facilita a rápida inicialização do MQ-9A e o estabelecimento de link de satélite contínuo, minimizando os preparativos pré-missão.
Ao simplificar as funções de manutenção, o SLR-P permite que a equipe de manutenção se concentre exclusivamente em tarefas essenciais, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a prontidão da missão.
Esta prova de conceito bem sucedida não só marca o surgimento de uma nova era nas operações pilotadas remotamente, mas também destaca a dedicação constante dos EUA e da Polônia aos objetivos de segurança partilhados e ao progresso tecnológico.
“A organização desta primeira prova de conceito sublinha o compromisso da Polônia em proteger não só a soberania polaca, mas também em cumprir a sua obrigação como membro fundamental da aliança da NATO”, disse o Coronel Marcin Szubiński, comandante da 112th Unmanned Aerial Vehicle Air Base em Mirosławiec da Força Aérea da Polônia.
“Estamos orgulhosos de contribuir para testar esta capacidade, com base na nossa história de cinco anos de implementação de tecnologias ISR de ponta no espaço aéreo da UE, priorizando a interoperabilidade com os nossos aliados da NATO, ao mesmo tempo que refinamos procedimentos e capacidades conforme necessário”.
Esta prova de conceito começou notavelmente em meio a condições climáticas desafiadoras. Em circunstâncias normais, a missão daquele dia poderia ter sido cancelada; no entanto, o clima na Polônia revelou-se favorável para testar a resiliência do sistema, levando a equipagem a tomar uma escolha fundamental — executar um desvio meteorológico para este novo campo ou devolver o MQ-9A à sua estação de origem.
Os aviadores da Guarda Aérea Nacional da Pensilvânia empreenderam uma tarefa sem precedentes, inclusive realizando um voo operacional onde foi feito um lançamento em um campo alternativo, mostrando toda a capacidade do SLR-P e do conceito ACE.
@CAS