Rolls-Royce perto de concluir os testes do motor F130 do B-52J. A proximidade da conclusão dos testes do motor F130, abre espaço para a futura produção de cerca de 600 unidades já em 2024. O F130 irá reequipar o B-52J, a versão remotorizada do lendário Boeing B-52 da USAF.
A previsão é que os testes sejam concluídos até o final deste ano. O fim desta etapa marca um passo a frente no projeto de revitalização da frota de B-52 americanos. Os motores F130 da Rolls-Royce prometem prolongar a vida operacional da aeronave em três décadas, oferecendo durabilidade e desempenho. Ele é uma variante do motor comercial Rolls-Royce BR725.
À medida que os testes avançam, a empresa continua no caminho certo para iniciar uma revisão crítica do projeto no início de 2024, preparando o terreno para uma nova era de capacidades aprimoradas para esta aeronave. Candice Bineyard, diretora de programas de defesa da RR, expressou seu entusiasmo com o progresso do projeto, afirmando:
“Estamos entusiasmados com o progresso que fizemos com este programa de testes marcante. Os motores estão funcionando perfeitamente até agora — correspondendo a todas as nossas previsões sobre o desempenho da entrada. Esperamos continuar nossa estreita colaboração com a Força Aérea e a Boeing enquanto concluímos os testes no Centro Espacial Stennis da NASA e nos preparamos para a revisão crítica do projeto”.
Em setembro de 2021, a Força Aérea selecionou os motores F130 da Rolls-Royce para substituir os motores antigos da frota de B-52H. O programa de reengenharia do B-52H tem como principal objetivo a substituição dos antigos motores Pratt & Whitney TF33 por modernos Rolls Royce F130, cerca de 30% mais econômicos que necessitam de menos manutenção que os originais. A Rolls-Royce iniciou os testes do motor F130 para a aeronave B-52 da Força Aérea dos EUA em março deste ano.
A mudança de designação de B-52G para o B-52H, em 1961, foi motivada principalmente pela mudança dos motores J57 para os motores TF33. Com o F130, a previsão é que o B-52J se mantenha em serviço até pelo menos 2050. Se permanecer até 2055, ele terá estado em serviço por um século! Visto que entrou em serviço na USAF em fevereiro de 1955. Seu primeiro voo ocorreu em 15 de abril de 1952.
Além dos motores, o B-52J terá uma série de novos aviônicos, o que resultará em um novo cockpit. Esta é uma das muitas atualizações que o B-52 recebeu este ano. A USAF iniciou também uma modernização do radar, quando um B-52 da 307th Bomb Wing chegou a uma instalação da Boeing em San Antonio para receber o sistema Active Electronically Scanned Array (AESA), para aprimorar as capacidades de navegação e segmentação.
Embora as informações técnicas do novo radar sejam classificadas, especialistas sugerem que ele foi desenvolvido a partir da família APG-79/APG-82, que atualmente equipa os modernos caças Super-Hornet/Growler da Marinha e os F-15EX Eagle II da USAF.
@CAS