Boeing oferece F-15EX para a Polônia. A Boeing ofereceu oficialmente ao governo polonês os caças F-15EX, para um potencial programa de vendas militares estrangeiras do Departamento de Defesa dos EUA. O anúncio foi feito durante a Exposição Internacional da Indústria de Defesa (MSPO), evento anual realizado em Kielce, na Polônia.
“O interesse da Polônia no F-15EX confirma a sua dedicação à preparação e eficácia das suas forças militares. O F-15EX oferece interoperabilidade, suporte e acessibilidade superiores, juntamente com um plano industrial robusto que apoiaria o objetivo da Polônia de desenvolver capacidades de defesa independentes”, disse Tim Flood, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios Globais da Boeing para a Europa e Américas.
O Boeing F-15EX incorpora diversos avanços, o que o torna o caça multifuncional mais capaz em produção atualmente. A aeronave oferece maior sobrevivência e capacidade com:
* controles de voo fly-by-wire;
* um novo sistema de guerra eletrônica;
* cabine de comando digital no conceito glass cockpit;
* os mais recentes sistemas de missão e softwares;
* capacidade de transportar armas hipersônicas avançadas.
“O F-15EX é o caça mais avançado do mundo, com capacidade, letalidade e sobrevivência incomparáveis, sendo a escolha certa para fortalecer as necessidades de segurança da Polônia. Através da interoperabilidade aprimorada com as forças dos EUA e da OTAN, a capacidade de crescimento tecnológico e uma vida operacional de mais de 20.000 horas, a Polônia pode esperar que o F-15EX vença em ambientes de ameaças existentes e futuras” , disse Rob Novotny, diretor de Desenvolvimento de Negócios do programa F-15 da Boeing.
O F-15EX está em produção com duas aeronaves entregues à USAF. A Indonésia tornou-se recentemente o oitavo país a selecionar o F-15EX e se tornará o primeiro cliente de exportação da última variante deste poderoso caça multifuncional.
A Boeing está presente na Polônia há mais de 30 anos. Com sede em Varsóvia, operações da Boeing Digital Solutions & Analytics em Gdańsk e serviços de peças e distribuição em Rzeszow, a Boeing emprega mais de 1.000 pessoas no país europeu e está atualmente estabelecendo uma forte capacidade de engenharia em todas as suas três unidades.
Além da sua crescente presença no país, a Boeing é um parceiro importante da indústria da aviação polonesa, com fortes relações com as comunidades locais, seja na indústria, nas companhias aéreas, com o governo e nas Forças Armadas da Polônia.
Fonte: Boeing
@FFO