Japão projetará novo míssil para GCAP. O Japão está se preparando para projetar um novo míssil ar-ar para equipar o caça 6ª geração que está co-desenvolvendo com a Grã-Bretanha e a Itália. O plano é ter esses mísseis operacionais até 2035.
A colaboração no projeto Global Combat Air Program (GCAP), foi anunciada em dezembro passado, reunindo Japão, Grã-Bretanha e Itália. Isto marca a primeira vez que o Japão se envolve no desenvolvimento de equipamentos de defesa com uma nação que não os Estados Unidos.
Um estudo colaborativo entre os governos do Japão e da Grã-Bretanha está avaliando a criação de mísseis ar-ar para os novos caças destinados à Japan Air Self-Defense Force (JASDF). O estudo revelou que um míssil ar-ar (BVRAAM) desenvolvido no Japão poderia oferecer melhor desempenho a um custo mais acessível em comparação com o míssil ar-ar MBDA Meteor desenvolvido na Europa.
Embora o Japão pretenda inicialmente empregar mísseis desenvolvidos internamente para os novos caças, haverá a integração de mísseis já em uso por aviões de britânicos e italianos para melhorar as capacidades dos caças no futuro.
Atualmente, as três nações estão ativamente envolvidas na formulação do projeto básico da aeronave e no ajuste do motor. Para acelerar o processo de desenvolvimento, estão em curso discussões para estabelecer um órgão de governo responsável pela implementação das decisões das respetivas autoridades de defesa.
O objetivo do Japão é substituir cerca de 90 caças F-2 a partir de 2035 pelos novos caças. Outros 240 Eurofighter Typhoon na Grã-Bretanha e na Itália também serão descontinuados e substituídos.
@CAS