F-35: Lockheed Martin anuncia um novo atraso no TR-3. A Lockheed Martin confirmou dia 6 de setembro que irá atrasar ainda mais a entrega do primeiro F-35 atualizado com novos aviônicos para o padrão TR-3, para o segundo trimestre de 2024.
Este último atraso no cronograma significa que a Lockheed Martin agora espera entregar apenas 97 F-35 este ano. A empresa planejou originalmente entregar 100 – 124 este ano, todos na configuração TR-2. A Lockheed Martin esperava anteriormente entregar o primeiro F-35 equipado com TR-3 até dezembro deste ano.
Os atrasos estão sendo causados pelo reagendamento do processo de certificação, hoje em andamento, do Technology Refresh-3 (TR-3), que inclui um processador central integrado da L3Harris e uma unidade de memória de aeronave e um sistema de abertura eletro-óptica distribuída da RTX.
Os jatos TR-3 terão poder de computação adicional necessário para melhorias do Bloco 4, que terá melhorias em sensores e armas. Mas os jatos TR-3 foram atrasados por problemas de software, bem como outros problemas de desenvolvimento.
“O desenvolvimento do processador central integrado pela L3Harris gerou atrasos iniciais devido a desafios inesperados associados ao desenvolvimento de hardware e software, testes de integração de componentes e sistemas e testes de qualificação de sistemas. Os desafios de desenvolvimento de hardware impactaram a integração hardware/software, comprimindo o cronograma de testes de software”, disse a Lockheed Martin em comunicado na quarta-feira 6/09.
A L3Harris disse em um comunicado que a empresa “superou alguns desafios iniciais de design e entregou um processador de núcleo integrado totalmente qualificável para a Lockheed Martin há mais de um ano. Em junho de 2022, a L3Harris começou a entregar hardware de teste de voo após concluir os testes de qualificação de segurança de voo. Continua a trabalhar em estreita colaboração com a Lockheed Martin para apoiá-los na integração de seu software no hardware TR3. A L3Harris continua totalmente comprometida com o Programa F-35, com as forças armadas dos EUA e com os parceiros internacionais”.
A Lockheed é obrigada a entregar nove aeronaves TR-3 por mês, mas o Pentágono se recusa a aceitar os jatos até que eles passem por testes. Este novo atraso pode forçar a empresa a ficar com cerca de 100 jatos estocados.
“O número de entregas de F-35 em 2024 dependerá de quando a primeira aeronave TR-3 for entregue e do tempo necessário para concluir o processo de aceitação do cliente. Continuamos avaliando os impactos até 2024 e teremos atualizações à medida que o plano de testes continua”, disse o documento.
Os líderes da Força Aérea dizem que os atrasos estão reduzindo a sua capacidade de fornecer aos comandantes aeronaves de combate que enfrentem as ameaças mais difíceis.
“O software de ponta, o hardware de ponta e a guerra eletrônica de ponta são um negócio difícil”, disse o General Mark Kelly, chefe do Comando de Combate Aéreo. “Existem mais nações ao redor do planeta que podem construir uma arma nuclear do que codificar um processador central para um processador central integrado para combinar com esse hardware e essa guerra eletrônica”.
Kelly disse que o atraso nas entregas reduzirá a capacidade do serviço de atender às suas demandas em todo o mundo porque o Comando de Combate Aéreo contabiliza apenas as unidades que ficarão no banco por um determinado período, disse Kelly. E se permanecerem inativos por mais tempo do que o esperado, “sentiremos isso em nosso gerenciamento de força global com nossos comandos de combate para os quais enviamos poder de combate”, disse Kelly.
A Força Aérea planeja continuar a implantar F-35 mais antigos e “usar o que temos” até que os jatos TR-3 apareçam, disse Kelly. No entanto, o novo software TR-3 será necessário para enfrentar as ameaças, acrescentou o general.
@CAS