Ucrânia estaria usando drones de “papelão” para atacar a Rússia. As forças militares ucranianas estão usando drones de baixo custo SYPAQ Corvo PPDS (Precision Payload Delivery System), transportando munições de longo alcance, para realizar ataques em aeródromos e no interior da Rússia.
Fabricado pela empresa australiana SYPAQ, o Corvo PPDS é basicamente construído em material similar a um papelão rígido, podendo ser transportado facilmente e montado em campo, com o uso de poucas ferramentas.
Seu alcance operacional é de aproximadamente 120 quilômetros, levando uma carga útil de até três quilos, voando a uma velocidade de cruzeiro de 60 quilômetros por hora. A composição da sua estrutura também dificulta sua detecção pelos sistemas de radar e defesa.
Em maio deste ano, a SYPAQ confirmou o fornecimento do PPDS para as Forças Armadas Ucranianas. Recentemente, em 27 de agosto, ocorreu o primeiro relato de uso desses drones pela Ucrânia, divulgado no canal “Fighterbomber” no Telegram, administrado por uma pessoa associada à Força Aérea Russa.
“Esta noite, [os ucranianos] usaram um enxame de drones. Não sabemos exatamente o tipo de drones, mas se fossem elétricos não seriam lançados da Ucrânia”, disse o posto do Fighterbomber.
Não foi informada a localização exata dos ataques, mas recentemente ocorreram ataques de drone contra as bases aéreas de Kursk Vostochny e Pskov, onde foram destruídos aviões de transporte Il-76 e bombardeiro Tu-22 (saiba mais aqui).
Uma fonte do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) disse ao jornal Kyiv Post que um ataque utilizando um grande número de drones, o que resultou na destruição de quatro aeronaves Su-30, um MiG-29, além de danos em dois lançadores de mísseis Pantsir, bem como radares de um sistema de defesa aérea S-300.
@FFO