US Navy e L3 Harris avançam no novo pod EW dos EA-18G Growler. A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e a empresa L3 Harris avançam com o processo de substituição dos sistemas de Guerra Eletrônica (EW) dos seus EA-18G Growler. O novo pod EW foi desenvolvido sob o processo Next Generation Jammer – Low Band (NGJ-LB) da US Navy.
O novo pod projetado para o EA-18G Growler tem sistemas de interferência aprimorados, para contrapor os modernos radares com capacidades avançadas de detecção. A L3 também desenvolveu o sistema de contramedidas eletrônicas AN/ALQ-254(V) para equipar os caças F-16 Bloco 70 da USAF.
O novo módulo NGJ-LB apresenta melhorias significativas na capacidade de detecção e na potência necessária para enfrentar sistemas antiaéreos, otimizando a capacidade de sobrevivência da aeronave. Caracterizado por possuir um sistema de alta Potência Isotrópica Radiada Equivalente (EIRP), o pod aumenta o número de alvos simultâneos que a aeronave pode atacar, ao mesmo tempo que reduz a carga de trabalho da tripulação.
Outras características notáveis do sistema são um aumento no espectro de frequências detectáveis, a sua interoperabilidade (tanto com forças conjuntas como aliadas) e o seu campo de detecção de 360 graus. Esse novo equipamento eliminará as limitações do atual pod AN/ALQ-99, bem como terá um aumento de disponibilidade e uma redução da manutenção.
@FFO