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Trailer do filme “O sequestro do voo 375” mostra como ficou a produção

4 de setembro de 2023
Trailer do filme "O sequestro do voo 375" mostra como ficou a produção. Corpo do Copiloto Salvador Evangelista retirado do avião em Goiânia (Foto: AG).
Trailer do filme “O sequestro do voo 375” mostra como ficou a produção. Corpo do Copiloto Salvador Evangelista retirado do avião em Goiânia (Foto: Hélio Nunes de Oliveira via DP).

Trailer do filme “O sequestro do voo 375” mostra como ficou a produção. O emblemático caso do sequestro do voo VASP 375 ocorrido há quase 35 anos, irá estrear em breve nos cinemas em todo o país. O trailer oficial do longa metragem produzido pela Escarlate Estúdios em parceria com a Star Original Productions, do grupo Disney, foi divulgado na semana passada (veja no final desta nota).

Baseado em fatos reais, o filme “O sequestro do voo 375” relembra os momentos de tensão vividos a bordo do Boeing 737-300 da VASP, matrícula PP-SNT, naquele dia 29 de setembro de 1988. Sob o comando do Comandante Fernando Murilo e do Copiloto Salvador Evangelista, o voo 375 partiu do Aeroporto Internacional de Confins (MG) com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com sete tripulantes e 98 passageiros a bordo, entre eles um sequestrador.

O verdadeiro Boeing 737-300, PP-SNT, sequestrado em 1988 (Foto: Ken Meegan via Cultura Aeronáutica)

O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, um trabalhador desempregado de 28 anos, estava completamente transtornado com a forte crise econômica que assolava o país sob o comando do então Presidente José Sarney. Revoltado pela situação econômica nacional, Raimundo embarcou no VASP 375 armado com um revólver e muita munição, disposto a tomar de sequestro o Boeing 737 e jogá-lo sobre o Palácio do Planalto.

Durante o voo, Raimundo Nonato tomou o controle do jato, após disparar muitos tiros a bordo, acertando o Comissário Ronaldo Dias, o tripulante Gilberto Renhe que estava de extra no voo , além de matar o Co-piloto Salvador Evangelista. Com pouco combustível disponível, o Comandante Murilo heroicamente comandou manobras acrobáticas no Boeing 737-300 (tunneau e parafuso), na tentativa de derrubar o sequestrador. Após muita conversa, e com um motor apagado pela falta de combustível, e na iminência do segundo motor também parar, o Murilo conseguiu pousar o Boeing 737 no Aeroporto de Goiânia (GO).

Cercado por policiais após o pouso, o sequestrador acertou um tiro na perna do Comandante Murilo, antes de ser ferido por um disparo de um policial e preso. Raimundo Nonato morreu no hospital três dias depois. O saldo foi a morte do Co-Piloto Evangelista, outros três tripulantes feridos e todos os passageiros libertados sem ferimentos.

O Comandante Fernando Murilo recebeu diversas comendas pelo seu ato heroico, e após o ocorrido ele continuou voando na VASP por mais alguns anos. Murilo faleceu em 27 de agosto de 2020, aos 76 anos de idade, por complicações de saúde.

O Comandante Fernando Murilo de Lima e Silva foi entrevistado pelo Canal ASA em 2019 (Foto: Arquivo pessoal).

Para as filmagens de “O sequestro do voo 375”, a produtora utilizou o Boeing 737-200 da Força Aérea Brasileira (VC-96), FAB 2116, preservado no Museu da Aeronáutica (MUSAL), na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). Apesar de ser uma versão diferente do PP-SNT original – um 737-300 – a aeronave foi completamente plotada com as cores e marcas da VASP.

Para as tomadas de aeroporto, foi colocado ao lado do falso PP-SNT o Lockheed L-188 Electra da VARIG preservado no MUSAL (PP-VJM), o que deixou o cenário mais realístico, apesar dessa aeronave na época não operar fora da ponte-aérea Rio (Santos Dumont) – São Paulo (Congonhas). Veículos, uniformes e outros detalhes de ambiente chamam a atenção pela fidelidade histórica.

Atores e equipe de produção em frente ao falso PP-SNT. Dá para observar as marcas da FAB sob a plotagem da VASP.
Atores e equipe de produção em frente ao falso PP-SNT. Dá para observar as marcas da FAB sob a plotagem da VASP.

Os figurinistas tomaram o cuidado colocar o piloto do F-5 com o macacão na cor azul, utilizado nos anos 1980. Coube aos F-5E/F de alerta no 1º Grupo de Aviação de Caça “Esquadrão Jambock” acompanhar o VASP 375, porém as cenas do filme mostram a versão modernizada F-5EM, que não existia nesta época.

O “O sequestro do voo 375” tem a direção de Marcus Baldini e roteiro de Lusa Silvestre, e a participação dos atores Danilo Grangheia (interpretando o Comandante Murilo), César Mello (copiloto Evangelista), Jorge Paz (sequestrador Raimundo Nonato), Wagner Santisteban e Juliana Alves (comissários de bordo), além de Claudio Jaborandy, Adriano Garib entre outros. O filme estará disponível nos cinemas em 7 de dezembro e posteriormente no site da Star+.

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