Airbus e KAI iniciarão produção em série dos helicópteros de ataque LAH. A Airbus Helicopters e a Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram um acordo para iniciar a fase de produção em série dos Helicópteros Armados Leves (LAH). Esta parceria permitirá que o programa LAH entre na sua nova fase, aumentando a linha de produção nas instalações da KAI em Sacheon, na Coreia do Sul.
Em dezembro do ano passado, a DAPA (Agência de Aquisição de Defesa do governo) enviou à KAI um pedido inicial de 10 LAH para equipar a Aviação do Exército, com as primeiras entregas prometidas para o final de 2024. A Airbus fornecerá suporte para a linha de produção da KAI, enviado kits de componentes. Há uma expectativa de novos pedidos para a próxima década.
As empresas também assinaram um acordo para aprofundar o seu compromisso no programa conjunto do Helicóptero Utilitários Coreano (KUH Surion), projetado para atender o mercado civil, governamental e militar. Recentemente foram lançadas duas novas variantes do KUH, uma versão de Ataque Marítimo e uma versão de Contramedidas para Minas Navais.
Esses programas estão se beneficiando da experiência da Airbus Helicopters em sistemas de controle de voo e propulsão, e da capacidade industrial da KAI para produção local. A parceria de longa data dessas duas grandes empresas começou em 2006, quando juntaram esforços para projetar o KUH Surion e o LAH.
O protótipo LAH realizou seu voo inaugural em julho de 2019 e foi qualificado três anos depois, após passar por uma rigorosa campanha de testes para adequação ao combate em todas as condições climáticas e operacionais.
Estes helicópteros de próxima geração da classe de cinco toneladas foram desenvolvidos para atender aos requisitos da Coreia do Sul para os setores civil e militar. A parceria bem estabelecida permitiu a entrega de cerca de 300 kits à KAI até o momento, com pedidos adicionais para entregas futuras.
Fonte: Airbus Helicopters
@FFO