VÍDEO: F-35A da USAF quase arranca árvores em “decolagem americana”. Um spotter americano teve a sorte de registrar uma decolagem impressionante de um caça do “F-35A Demo Team”, ou “Time de Demonstração F-35A” da USAF. As imagens foram feitas na cabeceira da pista do Aeroporto Internacional King County, também conhecido como Boeing Field, situado próximo ao centro de Seattle, no estado de Washington.
O vídeo foi gravado no dia 07 de agosto, mas só recentemente ele foi publicado nas redes sociais. O spotter Andrew King e um amigo, posicionaram uma caminhonete na cabeceira do aeroporto, justamente para tentar fotografar e filmar as aeronaves sobre a cerca. Como pode-se ver nas imagens, o local atrai pessoas com seus veículos para observar a movimentação dos aviões.
Na decolagem, o caça saiu da pista após percorrer poucos metros, mas o seu piloto recolheu os trens de pouso e manteve o F-35A Lightning II voando muito baixo,, em uma manobra popularmente conhecida como “decolagem americana”. Somente após cruzar a cabeceira oposta (onde estava Andrew e seu amigo), o piloto do caça comandou uma subida íngreme, fazendo a “emoção dos observadores”!
Com a van estacionada ao lado de um parque arborizado, exatamente no eixo da pista, Andrew e seu amigo – bem como as árvores do parque – quase foram arrancados do local pela impressionante potência do motor F135 e suas 43 mil libras de empuxo, e pelo deslocamento de ar causado pela alta velocidade e proximidade do solo. As imagens mostram as árvores sendo contorcidas pelo vórtice formado na passagem do Lightning II.
O site The Drive obteve o nome do piloto do caça e mais alguns detalhes. Naquele dia, o F-35A do Demo Team estava sob o comando da Major Kristin “Beo” Wolfe, piloto da 388ª Ala de Caça (388th FW) da Base Aérea de Hill, em Utah. Segundo a reportagem ela estava seguindo para realizar uma exibição de rotina sobre o Lago Washington, como parte do Boeing Seafair Air Show. Não foi informado o motivo da decolagem americana.
De acordo com a USAF, o papel do F-35A Demo Team é “demonstrar as capacidades únicas do mais avançado caça furtivo multifuncional de quinta geração da Força Aérea… bem como divulgar a história da USAF através dos voos de demonstração”.
@FFO