FAB participa de evento da OACI. Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, do Air Navigation World, realizado de 28 a 31 de agosto pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, no Canada.
O encontro tratou de importantes inovações tecnológicas e operacionais em desenvolvimento na navegação aérea mundial, além de principais desafios decorrentes dessas iniciativas em curto e longo prazos.
O evento contou com diferentes expositores da indústria do tráfego aéreo, representações dos estados-membros e as principais agências de navegação aérea internacionais, como a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e a Administração Federal de Aviação (FAA).
Foram abordados assuntos sobre o gerenciamento do tráfego aéreo e iniciativas com foco na aviação global sustentável e eficiente, de forma integrada e flexível. Entre os temas acompanhados pela delegação brasileira, destacam-se a harmonização da mobilidade aérea avançada (AAM) e a capacidade do ATM tradicional a fim de explorar o potencial de voo dos eVTOL (Eletric Vertical Take Off and Landing) e dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS).
A implementação e prestação de serviços de tráfego aéreo aos voos estratosféricos – os chamados Higher Altitude Operations (HAO) – que acontecem acima de 20Km de altitude (FL600); e o compartilhamento de dados para ampliar a conectividade e a consciência operacional das aeronaves em voo, foram também temas abordados durante o encontro.
Segundo o Tenente-Coronel Aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, representante do DECEA no evento, algumas dessas inovações já estão em estágio moderado de desenvolvimento no Brasil. “Em relação ao eVTOL, a publicação de um conceito de operações já está sendo trabalhado pelo Subdepartamento de Operações do DECEA, com o objetivo de estabelecer uma visão de futuro da mobilidade aérea avançada (AAM), da perspectiva dos serviços de navegação aérea, além da harmonização da capacidade existente”, pontuou.
O Tenente-Coronel Barbosa acrescentou ainda que “os temas abordados no evento servirão para que o DECEA execute as ações e atualizações necessárias para absorver a nova geração de usuários do espaço aéreo, ampliando a capacidade existente sem comprometer os níveis de serviço e segurança.”
Fonte: FAB
@FFO