Polonesa PZL Mielec concluiu primeira seção de fuselagem do F-16. A indústria aeronáutica polonesa PZL Mielec, parte do grupo Lockheed Martin, concluiu a produção local da primeira seção traseira para caças F-16 Bloco 70/72. Uma cerimônia foi realizada em 29/08 nas instalações da empresa PZL, em Mielec, Polônia.
“Este é um momento simbólico para nossa empresa, com o nosso retorno à produção de jatos militares. Os componentes dos F-16 são fabricados em um histórico local de produção, completamente reformado e modernizado, mas que de onde saíram aeronaves de treinamento e combate há mais de 20 anos”, saudou a empresa polonesa em comunicado à imprensa.
Agora a estrutura traseira da fuselagem e outros componentes menores de F-16, também produzidos na PZL Mielec, irão por via marítima para a linha de montagem final da Lockheed Martin em Greenville, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Neste local são produzidas os modernos F-16 Block 70/72, atualmente destinados para clientes na Europa e no Oriente Médio.
“A produção das estruturas F-16 Bloco 70/72 na PZL Mielec é realizada em um hangar totalmente modernizado de 14.000 metros quadrados. No passado, jatos militares eram produzidos aqui. Estou feliz que a Lockheed Martin tenha apreciado a competência dos nossos funcionários e o potencial deste local para produzir as estruturas do F-16. É também uma prova do compromisso da Lockheed Martin com o desenvolvimento da PZL Mielec e com o potencial industrial do nosso país”, disse Janusz Zakretki, presidente e CEO da PZL Mielec.
A Lockheed Martin tem uma carteira de pedidos de 128 F-16 Viper destinados para o Bahrein (16 unidades), Taiwan (66), Bulgária (08), Eslováquia (14), Jordânia (12), e o restante para clientes adicionais ainda divulgados.
No ano passado, a PZL Mielec enviou cerca de 50 funcionários de produção e líderes de produção para Greenville, na Carolina do Sul. Durante seis meses eles trabalharam ao lado do pessoal da Lockheed Martin para adquirir experiência e conhecer todo o processo de produção do F-16, com o objetivo de levar o conhecimento para a Polônia.
“ Nossa colaboração no programa F-16 na Polônia demonstra nosso compromisso em promover as capacidades industriais locais. O marco de hoje, com a conclusão da primeira estrutura da fuselagem traseira do F-16 Block 70/72, é o culminar do trabalho iniciado em 2021, e estamos honrados em continuar esta parceria”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Caça Integrado da Lockheed Martin.
Fonte: PZL Mielec
@FFO