Três drones V-BAT voam em formação sob o comando de Inteligência Artificial. Um trio de drones V-BAT da empresa Shield AI, demonstraram com sucesso um voo autônomo real em formação, comandado por inteligência artificial. Este foi o marco final da Shield AI para o AFWERX do Laboratório de Pesquisas da USAF (AFRL) para demonstrar projetos envolvendo de inteligência artificial.
A empresa demonstrou a utilização dos seus três drones V-BATs, gerenciados pelo software Hivemind, que atuaram em uma missão de vigilância em um cenário simulado de incêndio florestal. De acordo com a empresa, os sistemas embarcados nos drones são capazes de reconhecer, interpretar e reagir às situações reais no campo de batalha.
“A equipe coordenada e multiagente conduziu missões de detecção, identificação, localização e relatório (DILR) em um cenário de contingência com aplicativos de uso duplo. Este trabalho no âmbito do AFWERX coloca a Shield AI no caminho para implantar recursos de equipe V-BAT em ambientes com GPS e comunicações negadas em 2024”, disse o comunicado da Shield AI.
O Hivemind pode ser “treinado” para uma variedade de missões e sua arquitetura modular de sistemas abertos permite a portabilidade para outras aeronaves. De acordo coma a Shield AI, o seu software pode atuar em missões de violação integrada de defesa aérea, caça a mísseis SCUD, reconhecimento de ambiente, ataque além do alcance visual, conscientização do domínio marítimo e operações contestadas de comunicações.
A Shield AI recebeu um contrato para desenvolver sua tecnologia de Inteligência Artifical por meio do programa de Aumento de Financiamento Estratégico (STRATFI), um acordo de financiamento para impulsionar startups.
A USAF está cada vez mais interessada em equipes autônomas; seu programa de aeronaves de combate colaborativas, ou CCA, busca novos drones para acompanhar aeronaves de caça em combate.
“Tivemos muitos clientes de todo o DoD participando do evento e minha citação favorita dos clientes foi ‘Espere, você está pilotando essas três aeronaves, fazendo o reconhecimento e, ao mesmo tempo, nos informando?!’ Os clientes apreciaram que não se trata apenas de simulações de computador ou de um projeto científico que não leva a lugar nenhum. Isto representa autonomia real em aeronaves reais que, o mais importante, serão implantadas em breve” disse Brandon Tseng, Presidente e Cofundador da Shield AI e ex-SEAL da Marinha dos EUA.
Fundada em 2015, a Shield AI é uma empresa de tecnologia de defesa com que está trabalhando no desenvolvimento de um software de Inteligência Artificial capaz de pilotar aeronaves de combate e drones militares. Seu software Hivemind já “pilotou” um caça F-16, o drone de decolagem e pouso verticais V-BAT e o quadricóptero Nova. A empresa anunciou também que esta trabalhando no projeto da Kratos para integrar seu software de IA no drone XQ-58 Valkyrie.
Fonte: Shield AI
@FFO