USAF evacuou MacDill AFB, na Flórida, por conta do Furacão Idalia. A Base Aérea de MacDill da USAF, situada na Flórida, evacuou seu pessoal e aeronaves KC-135 por conta do furacão “Idalia” que se aproxima da costa do Golfo da Flórida. A Base foi oficialmente fechada às 16h00 (horário local) de ontem (29/08), informou um porta-voz da USAF.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a previsão é que o Idalia se torne um furacão de categoria 4 com ventos extremamente fortes e chuvas torrenciais antes de atingir a região de Big Bend, na costa oeste da Flórida.
Localizado na área de Tampa Bay, a MacDill AFB é a sede do Comando Central dos EUA e do Comando de Operações Especiais dos EUA, que foram incluídos na ordem de evacuação. Há mais de duas dezenas de outras unidades militares na Base, incluindo a 6ª Ala de Reabastecimento em Voo (6th ARW).
De acordo comAF&S Magazine, a porta-voz da USAF disse que os aviões-tanque KC-135 da 6th ARW foram realocados para a Base da Reserva Aérea de March, na Califórnia; Base Aérea da Guarda Nacional de Bangor, no Maine; Base Aérea de Tinker, em Oklahoma; e Base Aérea McConnell, no Kansas.
Na tarde de 29 de agosto, MacDill estava na condição de furacão (HURCON) Nível 2, o que indica a previsão de chegada de ventos com velocidades superiores à 90 km/h nas próximas 24 horas.
Existem outras Bases Aéreas da USAF que poderiam estar no caminho de Idalia, a Eglin AFB, e Tyndall AFB, além do Campo Hurlburt, todos localizados no oeste da Flórida. Seus comandos estão monitorando a tempestade, mas não emitiram nenhuma ordem de evacuação. O Comando de Operações Especiais da Força Aérea, com sede em Hurlburt, está monitorando sua trajetória e pode movimentar aeronaves se necessário, disse a porta-voz.
Em outros locais, como a Base Aérea de Moody, na Geórgia, e a Base Conjunta de Charleston, na Carolina do Sul, estão sob alerta HURCON 3, esperando ventos fortes e chuva dentro de 48 horas.
Espera-se que a costa do Golfo da Flórida suporte o impacto do Idalia, que ontem atingiu a classificação de furacão, sendo que alertas foram emitidos para toda a região costeira da Flórida. Em uma coletiva de imprensa, o governador do Estado, Ron DeSantis, disse que os pedágios nas rodovias estão sendo abertos e os hotéis estão preparados para receber os evacuados. Ele também acrescentou que muitas das pessoas que vivem no caminho da tempestade ficarão sem eletricidade por um longo período.
Em setembro de 2022, MacDill AFB foi evacuada antes da chegada do Furacão Ian de Classe 4. Em 2018, o furacão Michael destruiu quase completamente Tyndall AFB e, mais recentemente, uma violenta tempestade em Oklahoma danificou pelo menos uma dúzia de aeronaves de treinamento T-6.
Fonte: AF&SM
@FFO