Angola poderá adquirir quatro Embraer C-390 Millennium. A Angola poderá ser o mais novo cliente da aeronave multimissão Embraer C-390 Millennium. A informação foi divulgada pelo próprio presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, durante recente visita ao país africano.
Segundo as declarações de Lula, o governo angolano poderá adquirir até quatro aeronaves C-390 da Embraer, além de renovar a frota de caças Super Tucano que atualmente equipam a frota da Força Aérea Nacional Angolana (FANA).
Sob forte influência socialista desde sua independência, a frota da FANA é composta basicamente por aeronaves de origem soviética. Seus caças de primeira linha são Sukhoi Su-30, enquanto seus aviões de transporte são basicamente Ilyushin 76 e vários modelos de Antonov como 12, 26, 32 e 72.
Como parte de sua histórica parceria comercial com o Brasil, o governo angolano adquiriu um lote de 12 aviões de treinamento Embraer 312 Tucano e seis caças leves Embraer 314 Super Tucano. Em 2022, Angola assinou um contrato com a Airbus envolvendo a compra de três turboélices C295, dois deles para patrulha marítima e um para missões de transporte.
Com essa recente afirmativa do governo brasileiro, Angola entra na lista de países africanos que demonstram interesse no jato multimissão Embraer C-390, ao lado da África do Sul, Egito e Ruanda.
@FFO