Porta-aviões japonês Izumo chegou nas Filipinas. Dois navios da Marinha Japonesa com cerca de 880 militares chegaram em Manila, capital das Filipinas, na sexta-feira (25/08), onde participarão de exercícios conjuntos com os Estados Unidos, Austrália e os anfitriões. O objetivo é aprimorar a interoperabilidade entre Aliados para enfrentar os desafios na região Indo-Pacífico.
O Porta-Aviões JS Izumo (DDH-183) e a Fragata JS Samidare (DD-106) atuarão ao lado do USS Mobile da Marinha dos EUA, o HMAS Canberra e o HMAS Anzac da Marinha Real Australiana, caças F-35A da Força Aérea Real Australiana e o BRP Davao Del Sur da Marinha das Filipinas. Eles participarão da última fase dos Exercícios de Implantação Indo-Pacífico (IPD) 2023, iniciado em abril deste ano e que se encerrará no próximo mês.
O JS Izumo (DDH-183) originalmente foi construído em 2011 como um porta-helicópteros e comissionado em 25 de março de 2015. Após uma decisão do governo, em 2022 ele passou pela primeira etapa de uma grande conversão para convertê-lo em porta-aviões leve, o primeiro da Marinha Japonesa desde o final da Segunda Guerra Mundial.
As modificações do Izumo – e do outro navio da sua classe, o Kaga (DDH-184) – foi dividida em duas fases. Inicialmente o Izumo recebeu um novo revestimento do convés de voo, resistente ao calor para as operações dos jatos F-35B, bem como novas marcações. A segunda fase está prevista para março de 2025 e irá alterar a proa do navio, passando da forma trapezoidal para retangular, para facilitar o lançamento dos caças. O interior do navio também será modificado, com a conclusão prevista para 2027. O Kaga está passando pelo mesmo processo (mais detalhes aqui).
Quando estiver operacional os porta-aviões da Classe Izumo terão capacidade para acomodar até 28 aeronaves STOVL (decolagem curta, pouso vertical), de acordo com o porte das mesmas. Seu projeto abriga recursos que podem suportar operações dos Bell-Boeing V-22 Osprey, Lockheed Martin F-35 Lightning II e helicópteros.
Em outubro de 2021, caças F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA realizaram os primeiros testes de pousos e decolagens no Izumo. O Japão planeja adquirir 42 caças navais F-35B e 63 caças convencionais F-35A para a Força Aérea de Autor Defesa (JASDF).
@FFO