Saab apresenta o IDAS-310. A Saab anunciou em seu site o lançamento do IDAS-310, mais uma solução volta para a guerra eletrônica, a mais nova versão da Integrated Defensive Aids Suite (IDAS) ou Suíte Integrada de Auxílios Defensivos.
Nos atuais ambientes de missão, cada vez mais complexos e em constante mudança, a guerra eletrônica (EW) se tornou um elemento obrigatório quando o assunto é a sobrevivência. As ameaças, sejam elas simétricas ou assimétricas, estão em constante evolução, adaptando-se, tornando-se mais inteligentes e difíceis de se detectar.
Para permanecer à frente, a Saab projetou um sistema voltado para proteger aeronaves e helicópteros de uma ampla gama de ameaças, incluindo mísseis guiados por radar, bem como diversas ameaças de radiofrequência, infravermelho e laser.
O IDAS-310 possui vários recursos importantes, como a combinação de alerta de aproximação de mísseis, alerta de laser e alerta de radar. Ele é equipado com um controlador EW atualizado, um receptor de alerta de radar (RWR), que se destaca em ambientes contemporâneos de radiofrequência.
“A estrutura pequena, leve e altamente adaptável do sistema permite a integração eficiente da tecnologia Directed Infrared Countermeasure, garantindo proteção de alto nível que permite ao piloto se concentrar na missão em questão. Além disso, ele suporta a implantação do Expendable Active Decoy, melhorando ainda mais suas capacidades defensivas” — Jan Widerström, presidente e diretor administrativo da Saab.
Ao empregar processamento avançado de sinais digitais para análise de ameaças em tempo real e neutralização de contramedidas, o IDAS-310 oferece excelente consciência situacional. Este sistema integra-se perfeitamente aos sistemas de missão das aeronaves, permitindo aos pilotos tomar melhores decisões e melhorar o fluxo de informações.
Ele está disponível para ser integrado em diversos vetores que vão de aeronaves de transporte, especializadas e de combate, passando por helicópteros e até vetores executivos.
O IDAS-310 fornece inúmeras combinações de conjuntos de sensores sendo integrado a uma variedade de sensores e subsistemas de terceiros, como contramedidas direcionais infravermelhas (DIRCM) e sistemas infravermelhos de alerta de aproximação de mísseis (IR-MAW).
O sistema IDAS é instalado em uma aeronave de forma que permite que os sensores detectem ameaças de radar (2,0 GHz – 18 GHz ou 0,5 GHz – 40 GHz), mísseis e laser de qualquer posição relativa à aeronave. O sistema reage de forma automática, semiautomática ou nos modos back-up/manual, dependendo da seleção da tripulação.
O IDAS integra sensores de alerta a laser com a capacidade de detectar quatro tipos de ameaças a laser: Telêmetro a laser, Laser Beamrider, Designador a laser e Dazzlers). O conjunto de autoproteção da Saab também pode ser fornecido em uma versão mais compacta, com sensores eletro-ópticos e um controlador menor. Esta configuração não possui a funcionalidade RWR, mas é idêntica ao IDAS em todos os outros aspectos. Esta solução é ideal para aeronaves que não requerem capacidade RWR.
@CAS