Piloto de helicóptero russo voa para se entregar à Ucrânia. Um piloto russo pousou seu helicóptero Mi-8 em um campo de aviação na Ucrânia para se entregar às autoridades. A informação foi divulgada ontem (23) pelo jornal ucraniano Ukrainska Pravda.
Segundo o jornal, citando fontes militares, a rendição foi resultado de um trabalho de mais de seis meses da inteligência militar ucraniana coordenando o voo do helicóptero Mi-8 russo para a Ucrânia. De acordo o jornal, a família do piloto também foi evacuada da Rússia e está em segurança na Ucrânia junto com o militar desertor.
O helicóptero estava transportando peças de reposição para caças russos Su-27 e Su-30, mas pousou no Oblast de Kharkiv. Outros dois tripulantes a bordo não sabiam o destino final do voo e foram mortos, disse a fonte do Ukrainska Pravda. O material transportado para os jatos russos servirá para a Força Aérea Ucraniana.
O canal russo no Telegram “Fighterbomber” afirmou que a tripulação foi feita prisioneira pela Ucrânia depois que o helicóptero “cruzou a fronteira e pousou por engano no Oblast de Poltava”, há cerca de duas semanas. Ocorre que este Oblast não faz fronteira com a Rússia nem com qualquer território ocupado.
O porta-voz da Inteligência Militar da Ucrânia, Andriy Yusov, confirmou a história na televisão ucraniana e disse que mais informações seriam divulgadas em breve. Ele não especificou onde o helicóptero pousou, mas disse a Hromadske que não pousou no Oblast de Poltava.
@FFO