Boeing e RAF: P-8 Posiedon sustentável. Uma estrutura conjunta (joint framework) foi assinada no Royal Edinburgh Military Tattoo (4 a 26 de agosto de 2023) por representantes da Royal Air Force (RAF) e da Boeing para explorar oportunidades de criar aviação sustentável na frota Poseidon MRA1.
A estrutura conjunta se concentrará em avaliações de ciclo de vida, captura de valor de aeronaves em fim de serviço, ferramentas digitais para otimizar a atividade de voo e atividades de manutenção ambientalmente sustentáveis.
A iniciativa segue o lançamento da Estratégia Net Zero da Aviação de Defesa, que detalha como a aviação militar britânica contribuirá para a meta Net Zero 50 do Governo de Sua Majestade. A Boeing foi um dos primeiros signatários da Carta.
A estrutura irá explorar oportunidades para melhorar a resiliência e a eficácia operacional da frota de nove aeronaves Poseidon da RAF, reduzindo, ao mesmo tempo, os custos operacionais e os impactos ambientais.
O Poseidon MRA1 é uma aeronave multifuncional de patrulha marítima, equipada com sensores e sistemas de armas para guerra anti-submarina (ASW), bem como missões de vigilância e busca e salvamento (SAR). A aeronave é um derivado militar de um Boeing 737–800 Next Generation e apresenta oportunidades para melhorar a eficácia operacional.
“Acordos bilaterais desta natureza com os nossos parceiros estratégicos impulsionarão o Serviço a tornar-se mais resiliente operacionalmente, reduzindo a vulnerabilidade da cadeia de abastecimento e permitindo que a nossa atividade de voo seja entregue de forma mais eficiente. A Boeing está liderando sua abordagem proativa para esse tipo de empreendimento e estou entusiasmado em ver isso potencialmente melhorar uma de nossas capacidades críticas”.
Air Marshal Richard Maddison OBE MA
Deputy Chief of the Air Staff
“A Boeing tem orgulho de dar esse passo à frente com a RAF, enquanto trabalhamos juntos para explorar oportunidades de tornar o setor aeroespacial de defesa mais sustentável e desenvolver nosso recente compromisso com a estratégia Defense Aviation Net Zero e nosso investimento contínuo na Escócia. A frota P-8A do Reino Unido baseada na RAF Lossiemouth e alojada no The Atlantic Building, um investimento conjunto de £100 milhões da Boeing e do Ministério da Defesa, oferece oportunidades para testar e alavancar tecnologias sustentáveis que aumentarão ainda mais a eficácia operacional da frota e reduzirão o impacto ambiental”.
Steve Burnell, Diretor Geral da Boeing Defense UK,
A Estratégia Net Zero da Aviação de Defesa descreve as etapas necessárias para cumprir o compromisso de descarbonizar a capacidade da aviação da Defesa, ao mesmo tempo que mitiga os riscos potenciais para a eficácia operacional que provavelmente surgirão devido às mudanças climáticas (as emissões da aviação na aérea de defesa representam atualmente aproximadamente 60% da capacidade operacional de emissões do MOD).
A Boeing e a RAF co-presidem o Defense Supplier Forum Climate Change and Sustainability Aviation Group, que fornece liderança e direção estratégica na atividade de aviação de defesa. As iniciativas já em andamento incluem o RAF trabalhando com os líderes da indústria Zero Petroleum Ltd para pesquisar e desenvolver tecnologia de combustível sintético, que tem o potencial de eventualmente eliminar a dependência de combustíveis fósseis. Em novembro de 2022, a RAF e parceiros da indústria voaram um Voyager (A330) usando combustível 100% sustentável, uma estreia mundial para uma aeronave militar de seu tamanho e a primeira de qualquer tipo de aeronave no Reino Unido.
Fonte: RAF
@CAS