Polônia deverá adquirir 96 helicópteros de ataque AH-64E. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de até 96 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache, em um negócio de aproximadamente US$ 12 bilhões. O anuncio foi divulgado ontem (21/08) pelo governo dos EUA.
“A proposta de venda visa melhorar a capacidade de defesa da Polônia para enfrentar as atuais ameaças, bem como também as futuras, fornecendo uma força confiável e capaz de dissuadir adversários, além de participar de operações conjuntas da OTAN”, disse a nota do Departamento de Estado.
A Polônia não terá dificuldades em absorver essa nova frota de helicópteros de ataque, e essas aeronaves não alterarão o equilíbrio de poder na Europa. A negociação ocorre através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), mantida pelos EUA.
O acordo incluirá além dos helicópteros AH-64E Apache, sensores ópticos avançados, sistemas de de aquisição de alvos, sistemas de visão noturna e radares de gerenciamento de controle de fogo. Ainda serão fornecidos armamentos e munições de precisão, incluindo 1.844 mísseis Lockheed Martin Hellfire, 460 mísseis ar-terra Lockheed Joint e 508 mísseis antiaéreos Raytheon Stinger.
Em 2022 o governo polonês anunciou sua intenção em comprar os Apache, que venceu uma concorrência interna com o Bell AH-1Z Viper. Esses novos AH-64 irão substituir a atual frota da Polônia baseada em 30 helicópteros de origem soviética Mil Mi-24/35.
O Exército dos EUA anunciou no mês de maio deste ano, que enviaria para a Polônia oito Apaches da sua frota própria, como um meio de colocar em operação mais rapidamente a capacidade de aviação de ataque do país europeu.
O treinamento da tripulação polonesa começou em agosto, segundo o ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak. “Imediatamente após o término do treinamento, as primeiras oito unidades serão enviadas para o Exército Polonês”, disse Blaszczak. Isso não deverá ocorrer até o final deste ano, afirmam especialistas.
Simultaneamente, a Polônia também iniciou o processo de aquisição de 32 helicópteros Sikorsky S-70i Black Hawks, 26 helicópteros Leonardo AW101 e 32 Leonardo AW149, em um esforço para reequipar sua defesa em meio ao aumento das tensões na sua fronteira, após o início do conflito Rússia x Ucrânia.
@FFO