JPATS vai adquirir novo 737 para transporte de prisioneiros nos EUA. Nos Estados Unidos, o transporte aéreo de prisioneiros federais é de responsabilidade do US Marshals Service, através do Justice Prisoner and Alien Transportation System (JPATS). Sediado em Kansas City, no Missouri, o JPATS – também conhecido como “ConAir” – foi formado em 1995 com a fusão das frotas de aeronaves do Marshals Service e do Bureau of Immigration and Customs Enforcement.
O JPATS é a maior rede de transporte prisional do mundo, sendo demandado principalmente pelo Federal Bureau of Prisons e pela Imigração e Alfândega dos EUA, bem como no apoio aos deslocamento na aplicação da lei militar e estadual.
“Em média, o JPATS realiza mais de 260.000 missões por ano, transportando prisioneiros e custodiados pelo país e exterior. São cerca de 715 solicitações por dia, e para atender essa demanda, o Sistema conta com uma extensa frota de aeronaves, carros, vans e ônibus. Quase todos os movimentos aéreos são feitos pelos jatos da frota própria ou pequenas pequenas aeronaves alugadas”, informa o site do US Marshals.
Atualmente a frota própria da “ConAir” está composta por dois Boeing 737-400 (matrículas N279AD e N640CS), um Boeing 737-700NG (N738A) e um Boeing 737-800NG (N311MS). As aeronaves são baseadas no no Aeroporto Will Rogers, em Oklahoma City, além de um hub em Las Vegas, Nevada. Em seus voos próprios, o JPATS utiliza o código-rádio “JUSTICE”.
Recentemente o JPATS abriu uma licitação para a aquisição de um Boeing 737 (700 ou 800) que substituirá um dos mais antigos Boeing 737-400. A entrega desta nova aeronave está prevista para o início de 2024.
@FFO