Ataque com drones em base de bombardeiros na Rússia. Um drone militar de origem e modelo desconhecidos, atingiu a Base Aérea russa de Soltsy-2, localizada no Oblast de Novgorod, distante aproximadamente 600 quilômetros da fronteira da ucraniana. O ataque ocorreu na manhã de sábado (19/08), levando as autoridades de Moscou a acusar Kiev como responsável pela ação.
“O ataque resultou em um incêndio de grandes proporções no aeródromo, onde uma aeronave teria sido atingida. Não houve relatos de baixas entre militares ou civis”, confirmou o Ministério da Defesa da Rússia, que ainda disse que outro drone teria sido alvejado “com armas de pequeno calibre”.
A Base Aérea Soltsy-2 abriga esquadrões de bombardeiros supersônicos Tupolev Tu-22M3 (codinome OTAN “Backfire”) , com capacidade de transportar mais de 12 toneladas de munições convencionais ou nucleares. A Rússia tem usado regularmente esses bombardeiros em ataques na Ucrânia, usando mísseis de cruzeiro Kh-22.
Em sua conta no Twitter, Jimmy Rushton divulgou uma imagem alegadamente de um bombardeiro Tu-22 completamente envolto pelo fogo. Não houve nenhuma confirmação oficial se a imagem era resultado do ataque em Soltsy-2.
Por outro lado, Olga Honcharenko (@olga_pp98), que monitora as transmissões via rádio HF das forças de aviação estratégica da Rússia, informou que pelo menos seis bombardeiros “Backfire” foram retirados de Soltsy-2 ainda no sábado, e enviados para a Base Aérea de Olenya, localizada ao norte do Círculo Ártico na Península de Kola.
@FFO