No dia 20 de julho de 2020, os integrantes do Estágio Básico do Combatente Aeromóvel (EBCA) participaram da instrução de embarque e desembarque de aeronave, com apoio do Comando de Aviação do Exército (CAVEx). A instrução ocorreu no 6º Batalhão de Infantaria Leve (6° BIL), em Caçapava/SP, onde, na ocasião, os soldados colocaram em prática as técnicas empregadas para a realização de operações aeromóveis.
Para a instrução foi empregado um helicóptero Helibras AS365K2 Pantera, no caso, o HM-1 EB 2025 do 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx) com sede em Taubaté/SP.
O EBCA tem o objetivo de aperfeiçoar e desenvolver nos estagiários atributos básicos da área afetiva alinhados com o perfil do Combatente Aeromóvel, além de aprimorar o espírito de corpo, o sentimento de cumprimento de missão e a mística da tropa Aeromóvel.
O estágio também propicia aos militares o aprimoramento das táticas e técnicas aeromóveis, consolidando os conhecimentos adquiridos durante o período de qualificação do ano de instrução.
Em todas as atividades estão sendo seguidas as recomendações do Comando de Operações Terrestres quanto às medidas preventivas à Covid-19.