EUA aprova transferência de F-16 da Dinamarca e Holanda para a Ucrânia. Os Estados Unidos aprovaram ontem (17) o envio de caças F-16 desativados pela Dinamarca e Holanda para a Ucrânia utilizá-los na defesa do seu território contra invasores russos. O envio será concretizado assim que os pilotos ucraniano concluírem seus treinamentos, informou a agência Reuters, citando uma fonte do governo dos EUA.
A Ucrânia tem procurado ativamente os caças norte-americanos F-16 para aprimorar a superioridade aérea em seu território. Washington deu garantias oficiais à Dinamarca e à Holanda de que aprovarão rapidamente todos os pedidos de transferência dos caças necessários para a Ucrânia.
O secretário de Estado, Antony Blinken, enviou mensagem aos seus homólogos dinamarqueses e holandeses assegurando-lhes que os pedidos seriam aprovados rapidamente, disse a fonte ouvida por Reuters.
“Estou escrevendo para expressar o total apoio dos Estados Unidos tanto para a transferência de caças F-16 para a Ucrânia quanto para o treinamento de pilotos ucranianos”, disse Blinken em uma carta cuja cópia Reuters teve acesso.
Blinken escreveu ainda: “Continua sendo crítico que a Ucrânia seja capaz de se defender contra a agressão russa em andamento e a violação de sua soberania. A aprovação dos pedidos de terceiros permitiria à Ucrânia tirar o máximo proveito de suas novas capacidades assim que o primeiro conjunto de pilotos concluir seu treinamento”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, endossou programas de treinamento para pilotos ucranianos em F-16 em maio, mas nenhum cronograma para o fornecimento de caças ainda tinha sido aprovado.
@FFO