Austrália inicia obras na Base RAAF Darwin no norte do país. A Austrália está recuperando o pavimento das pistas da Base da Força Aérea Real Australiana (RAAF) em Darwin. O projeto faz parte do esforços estratégico do governo australiano para fortalecer a presença militar na região norte do país.
Em comunicado divulgado recentemente, o Departamento de Defesa Australiano (DoD) disse que a Base RAAF Darwin e o Aeroporto Internacional, adjacente à estação militar, receberão um investimento de AUD 200 milhões (US$ 129,6 milhões) em um grande pacote de obras de infraestrutura operacional.
“Além de ser um importante aeroporto civil, a pista da Base RAAF Darwin é um ativo militar vital, sendo utilizado por aeronaves australianas e aliadas em várias missões de manutenção da paz, bem como apoiou a evacuação de vítimas após os bombardeios de Bali em 2002 e esforços de socorro na Indonésia após o tsunami de 2004. Mais recentemente, em 2021, a Base recebeu australianos repatriados devido ao COVID-19 e auxiliou na recepção de evacuados do Afeganistão”, informou o DoD.
A Revisão Estratégica de Defesa Nacional 2023, publicada no início do ano, prevê o aumento da presença das Forças de Defesa Australianas (ADF) na fronteira marítima do norte do país, em uma ação considerada crítica.
“Devemos nos posicionar para a proteção da Austrália e para efeitos integrados de defesa e dissuasão em nosso território. A linha principal de implantação avançada para as ADF se estende pelas abordagens marítimas do norte do país”, afirma o comunicado do DoD.
@FFO