Força-tarefa de bombardeiros B-2 Spirit é enviada para a Islândia. Uma força-tarefa de bombardeiros composta por 150 aviadores e três aeronaves Northrop Grumman B-2A Spirit da Whiteman AFB — Missouri, chegou à Base Aérea de Keflavik, na Islândia, no domingo, dia 13 de agosto.
A visita marca o retorno do bombardeiro furtivo às rotações operacionais de rotina depois que um jato pegou fogo em dezembro, levando a USAF a deixar a frota em terra por cinco meses. E a aeronave está longe da Europa há ainda mais tempo: ela foi implantada na região pela última vez por seis meses em 2021.
Os B-2A treinarão com tropas americanas e aliadas em missões de ataque de longo alcance. A aeronave, que pode transportar armas convencionais e nucleares, também serve para impedir a Rússia de empregar armas nucleares em sua guerra contra a Ucrânia — e, por extensão, seus vizinhos da OTAN.
“Esta iniciativa da força-tarefa de bombardeiros foi projetada para reforçar os mandados de segurança abrangentes do Comando Europeu dos EUA, em todo o continente europeu, ao mesmo tempo, em que oferece às tripulações a oportunidade de se aclimatar às complexidades das operações conjuntas e de coalizão em locais estrangeiros”, disse a USAF em um comunicado na segunda-feira – 14/08.
Embora a aeronave tenha sido aprovada para retornar às operações normais em maio, ainda não está claro o que aconteceu durante as inúmeras inspeções de segurança ou se algum bombardeiro ainda está fora de serviço. A Força Aérea ainda não divulgou uma versão pública de sua investigação sobre o acidente.
Os Spirits estão substituindo uma força-tarefa de bombardeiros B-1B Lancer — o 393rd Expeditionary Bomb Squadron da Dyess AFB — Texas, que chegou à Europa em maio. Durante essa rotação, os Lancers seguiram para o Oriente Médio para participar de um exercício de tiro real como uma demonstração de força na região. Dois B-1B voaram da RAF Fairford no Reino Unido para lançar bombas guiadas e um míssil de cruzeiro ar-superfície em intervalos na Jordânia e na Arábia Saudita em 8 de junho.
“Foi a primeira vez que o AFCENT voou com vários tipos de armas e praticou emprego contra vários alvos simulados durante uma missão de força-tarefa de bombardeiro único” — disse a USAF em 8 de junho. Enquanto na Europa, os Lancers também praticaram reabastecimento em hot-pit, ou recebimento de gasolina com o motor ligado, na Romênia, e pousaram na Suécia pela primeira vez, entre outras missões de treinamento.
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