IMAGENS: acidente com MiG-23 Flogger em show aéreo nos EUA. Um caça soviético MiG-23UB Flogger C caiu em uma área residencial perto do Aeroporto Willow Run, durante sua apresentação no show aéreo “Thunder over Michigan”, nos Estados Unidos. Os dois tripulantes ejetaram em segurança do jato, único de propriedade privada deste modelo no mundo.
A aeronave, matrícula civil norte-americana N23UB (ex- Força Aérea Tcheca – matrícula militar 8107) pertencia ao ex-piloto da Marinha dos EUA Dan Filer, que juntamente com Mark Ruff, o tripulante no assento traseiro, foram resgatados imediatamente após ejetar do Flogger.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o MiG-23UB em uma curva à esquerda em baixa altitude antes de os dois tripulantes ejetarem. Ninguém em solo ficou ferido pelos destroços, e os pilotos ejetaram em baixa altitude, sendo que um deles pousou no lago Belleville.
“Os pilotos ejetaram com sucesso da aeronave antes do acidente. Aparentemente eles não sofreram ferimentos significativos, e foram levados ao hospital próximo para avaliação”, afirmou a Autoridade do Aeroporto do Condado de Wayne.
O MiG-23 é um interceptador supersônico de asas geometricamente variáveis de origem soviética produzido entre o final da década de 1960 até 1985. Foi muito exportado pela União Soviética para diversos países como Angola, Coreia do Norte, Cuba, Egito, Índia, Síria entre outros.
Realizado no último final de semana, o Thunder Over Michigan é um dos principais shows aéreos dos Estados Unidos. O evento foi cancelado após o acidente, cuja causa está sob investigação.
@FFO