• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF aplica faixas do Dia D nos C-130J de Ramstein

14 de agosto de 2023
USAF aplica faixas do Dia D nos C-130J de Ramstein (Fotos: USAF/Ramstein AFB).
USAF aplica faixas do Dia D nos C-130J de Ramstein (Fotos: USAF/Ramstein AFB).

USAF aplica faixas do Dia D nos C-130J de Ramstein. No dia 06 de junho de 2024 serão comemorados os 80 anos do Dia D e da invasão Aliada nas praias francesas da Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial. Certamente a data será marcada com muita emoção e celebração, e os preparativos já começaram no 37º Esquadrão de Transporte Aéreo (37th AS) da USAF, sediado na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.

Seis Lockheed Martin C-130J Hércules do 37th AS estão recebendo uma pintura especial similar a que as aeronaves aliadas usaram naquela grande operação. As icônicas faixas em preto e branco na fuselagem e asas (“invasion stripes” ou “liberation stripes”), além de códigos com letras e números, foram aplicadas nas aeronaves aliadas para distingui-las dos aviões inimigos, com o objetivo de reduzir a chance de serem atingidas por fogo amigo.

Militares pintados as faixas nos bombardeiros B-26 Invader durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Coleção Life).
Militares pintados as faixas nos bombardeiros B-26 Invader durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Coleção Life).

No início da Operação Aérea do Dia D, um bimotor Douglas C-47 Skytrain do 37th AS, pintado com as letras W7 (“Whiskey Seven”), foi a primeira aeronave aliada a cruzar as linhas inimigas e lançar paraquedistas na França. Então, além das “invasion stripes” os C-130J também receberão as letras W7 na fuselagem alusiva ao Douglas “Whiskey Seven” do 37th AS.

“Temos a honra de ser a única Unidade da USAF a aplicar as faixas de libertação em nossas aeronaves, em comemoração aos 80 anos de superioridade aérea da OTAN na Europa. O 37º Esquadrão de Transporte de Tropas, agora conhecido como 37º Esquadrão de Transporte Aéreo, voou com o Whiskey Seven sobre o espaço aéreo inimigo. Historicamente, o 37º pode reivindicar fazer parte da libertação da Normandia”, disse o Sargento Técnico Garrett Magnie, SubOficial Chefe de Manutenção Estrutural do 86º Esquadrão de Manutenção (86th MS) da USAF.

Nos 75 anos do Dia D, celebrado em 2019, um C-130J do 37th AS recebeu as “invasion stripes”, lançando paraquedistas nas praias da Normandia ao lado de um clássico Douglas C-47. Para os 80 anos, inicialmente a USAF planeja que apenas os C-130J de Ramstein participarão das celebrações, mas ainda é muito cedo para qualquer afirmação.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login