USAF utiliza F-117 Nighthawk no Exercício Northern Lightning 2023. A Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos (ANG) está realizando entre os dias 07 e 18 de agosto o Exercício Northern Lightning 2023. Sediado no Centro de Treinamento de Prontidão de Combate de Volk Field, em Winsconsin, o Exercício Conjunto reúne cerca de 60 aeronaves e mais de mil militares da ANG, USAF, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais.
O foco do treinamento é a Interdição Aérea Inimiga contra um sistema de defesa aérea altamente integrado ar-ar e solo-ar, em um ambiente operacional contestado/degradado (CDO), contra medidas aéreas defensivas e ofensivas (OCA/DCA), Supressão/Destruição da Defesa Aérea Inimiga (SEAD/DEAD) e Apoio Aéreo Aproximado (CAS).
“O Northern Lightning enfatiza a interdição aérea e a integração de caças de quarta e quinta geração, enquanto se concentra especificamente nos objetivos de treinamento para preparar as unidades participantes para atuar em missões em todo o território dos Estados Unidos”, informa o site da Guarda Nacional de Winsconsin.
Curiosamente, entre os modernos caças envolvidos no Northern Lightning 2023, estão participando três icônicos caça-bombardeiros furtivos Lockheed F-117 Nighthawk do Tonopah Test Range (código de causa “TR”). Atuando a partir de Duluth ANGB, também no Minnesota, onde chegaram em 04 de agosto, desde então eles realizam surtidas diárias, geralmente em em duplas e usando seu tradicional indicativo de chamada no rádio “NIGHT”.
Não é mais segredo que 15 anos depois de serem oficialmente aposentados, os F-117 estão sendo usados ativamente não apenas para fins de treinamento como aeronaves adversárias e substitutos de mísseis de cruzeiro, mas também para pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação. Recentemente eles participaram do exercício Northern Edge Alasca, atuando a partir da Base Conjunta Elmendorf-Richardson.
O que está claro é que, depois de operar secretamente por vários anos após sua aposentadoria oficial em 2008, esse jatos furtivos estão agora apoiando publicamente todos os exercícios mais importantes nos EUA. Sua função nesses treinamentos não é conhecida, mas analistas supõem que suas capacidades furtivas, um tanto antigas, são úteis para tornar o cenário ainda “mais desafiador para os outros participantes!”
Fonte: The Aviationist
@FFO