Forças Aéreas do Brasil, Colômbia e Peru concluem o Amazonas II. As Forças Aéreas do Brasil (FAB), Colômbia (FAC) e Peru (FAP) concluíram em 06/08 o Exercício Amazonas II. O treinamento conjunto teve como objetivo aprimorar medidas de controle e coordenação entre os Centros de Operações Aéreas dos três países, estabelecendo procedimentos de transferência de tráfegos aéreos ilícitos ao cruzar suas fronteiras.
Durante uma semana, o Exercício Conjunto permitiu o aprofundamento dos laços de confiança entre as três Forças Aéreas, fortalecendo a capacidade de combate aos voos ilícitos que atingem a soberania dos referidos espaços aéreos.
Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da FAB, o exercício ocorreu em uma área envolvendo as cidades de Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru). Coube ao COMAE coordenar junto a todos os órgãos envolvidos, as necessidades administrativas, logísticas e operacionais do treinamento.
O treinamento foi baseado em cenários que se aproximam ao máximo das situações comumente encontradas em interceptações. Foram cumpridos cerca de dois a três voos diários, totalizando um esforço aéreo de 150 horas. Estiveram diretamente envolvidos nas missões simuladas o Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais da FAB (CCOA), o Centro de Comando y Control da FAC (CCOFA) e o Comando Operativo de Defensa Aérea da FAP (COMCA).
Cooperação e Confiança
O Chefe do Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA) da FAB, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto, falou sobre os principais benefícios técnicos e operacionais da missão. “O Exercício Operacional Amazonas II foi uma importante oportunidade que a Força Aérea Brasileira teve de cooperar com a Força Aeroespacial Colombiana e com a Força Aérea Peruana no controle do espaço aéreo. Ele permitiu que essas três Forças exercitassem os procedimentos de coordenação, de maneira a realizar a transferência dos tráfegos ilícitos que estão sendo acompanhados, nos seus respectivos países, para que o outro país possa interceptar essa aeronave e tomar as medidas necessárias para o controle do espaço aéreo. Além da coordenação, foi possível, também, estabelecer laços de confiança entre os países envolvidos”, disse o Oficial-General.
O Vice-Chefe do CCOA, Coronel Aviador Ricardo Gonçalves Lins, comentou sobre a importância da cooperação. “Esse Exercício multinacional foi importantíssimo para que nós pudéssemos efetivamente aumentar a capacidade de operar na região amazônica. Acredito que, ao término da Operação, atingimos todos os objetivos propostos, estabelecendo uma melhor cooperação e construindo uma relação de confiança entre os três países, de forma que, juntos, possamos atuar mais fortemente contra os tráfegos aéreos ilícitos que interferem na soberania das respectivas nações”, destacou o Oficial.
Regulamento
O Adjunto do Setor de Planejamentos Operacionais do COMAE e Coordenador do Exercício Amazonas II, Tenente-Coronel Aviador Valneck Peixoto de Oliveira Melo, comentou que o Exercício se pauta nas Normas Binacionais de Defesa Aérea, que estabelecem os procedimentos a serem seguidos com relação aos tráfegos ilícitos que cruzam as fronteiras dos países.
“Conforme o regulamento, uma aeronave é classificada como suspeita quando adentra o território nacional sem Plano de Voo aprovado ou quando omite aos órgãos de controle de tráfego aéreo informações necessárias à sua identificação, não cumprindo as determinações destes mesmos órgãos, estando sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, conforme previsto nas Normas Operacionais do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro e no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004”, destacou o militar.
Força Aérea Brasileira
No Amazonas II a FAB empregou as aeronaves C-98 Caravan, o A-29 Super Tucano, o E-99M e o H-60 Black Hawk. Além dos meios aéreos, participaram do Exercício conjunto o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), a Base Aérea de Manaus (BAMN), a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), o Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC), o Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (2º/3º GAV) e o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV).
Fonte: FAB
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