USAF realiza inédita operação envolvendo A-10 e MQ-9. A USAF realizou recentemente a Operação Bruiser, em um exercício do tipo Agile Combat Employment (ACE) da Northern Strike 23-2, na Base da Guarda Aérea Nacional de Battle Creek, no Michigan. O treinamento ocorreu em 04/08 e envolveu dois A-10 Thunderbolt II e dois drones MQ-9 Reaper operando em conjunto.
A manobra consistiu receber as aeronaves em Battle Creek ANGB, mantê-las lado-a-lado com os motores em funcionamento, enquanto os mecânicos de pista e técnicos da USAF realizavam o reabastecimento (hot pit refueling) e a inédita transferência de munições dos A-10 para os MQ-9A. Após o reabastecimento e remuniciamento, as aeronaves foram liberadas para nova missão.
Pilotado pelo Tenente-Coronel da USAF Jeffrey Campbell, acompanhado pelo Operador de Sensores Sargento Sênior Robert Myers, um dos MQ-9A, matrícula 18-4371, voou de Fargo, na Dakota do Norte, para Michigan ANGB, ostentando uma pintura de cauda personalizada (flash tail) com código de Battle Creek (BC).
O Exercise Northern Strike 2023 é um importante evento de treinamento de componentes de reserva que integra o treinamento de prontidão dos EUA para construir interoperabilidade e fortalecer parcerias em um ambiente de todos os domínios.
O treinamento concentrou-se na capacidade da Guarda Aérea Nacional em desenvolver e validar táticas, técnicas e procedimentos para o futuro combate, utilizando as capacidades ACE para dificultar o processo de tomada de decisão de um adversário.
Estiveram envolvidos na Operação Bruiser em Battle Creek, o 110º Grupo de Operações, 172º Esquadrão de Ataque, 110º Esquadrão de Logística, 65º Grupo de Operações Especiais, 727º Esquadrão de Operações Especiais de Manutenção de Aeronaves, 119º Grupo de Operações, 107º Esquadrão de Caça e 127º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves, bem como a Companhia B do 3/238º Regimento de Aviação do Exército dos EUA.
@FFO