USAF aposentará os U-2 Dragon Lady em 2026. A USAF planeja aposentar sua frota aviões-espiões U-2 Dragon Lady no ano fiscal de 2026. A informação foi divulgada em 01/08, pelo Coronel William Collins, Comandante Sênior da Aérea de Equipamentos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) de Alta Altitude, em entrevista à jornalistas durante a conferência Life Cycle Industry Days.
Esta foi a primeira declaração Oficial desde quando o plano de alienar o U-2 foi relatado pela primeira vez pela Aviation Week e Air Force Times, citando uma linha contida nos documentos orçamentários da USAF.
“Nosso foco agora é trabalhar com o Comando de Combate Aéreo para o avião totalmente operacional até o final da sua vida útil, mantendo o máximo de disponibilidade para os Comandantes seniores. Estamos focados em garantir que a capacidade de missão não seja afetada por questões de obsolescência do equipamento, por exemplo”, disse Collins à Air & Space Forces Magazine.
A atual frota de U-2 da USAF tem em média 40 anos de uso, com a última aeronave sendo entregue pela Lockheed em 1989. Apesar das células sofrerem atualizações posteriores, o Oficial General da USAF disse que as aeronaves estão sofrendo com a diminuição dos fabricantes de peças e componentes.
Atualmente o U-2, um projeto dos anos 1950 e ícone da guerra fria, é o única plataforma ISR de alta altitude tripulada em operação na frota da USAF. do serviço. Com capacidade de voar em altitudes superiores a 70.000 pés (), sua demanda por missões especiais ainda continua.
Os usos da aeronave não se limita apenas à missões ISR, disse o coronel Joshua Williams, Oficial Executivo do Programa para ISR e de Operações Especiais. “Estamos usando o U-2 como uma plataforma substituta [de testes], diminuindo a exposição ao risco dos nossos caças de quinta geração F-35 e F-22″, disse Williams.
O U-2 vem sendo utilizado em missões de testes de sensores, sistemas de Gerenciamento Avançado de Combate da USAF, suporte ao projeto do Joint All-Domain Command and Control do Pentágono, na demonstração de recursos de Inteligência de Sinais, desenvolvimento de softwares e outros programas visando plataformas de quinta e sexta geração.
Enquanto o U-2 é utilizado em benefício aos projetos futuros, sua principal função, as missões ISR de alta altitude também estão em franca mudança, o que também atinge a aeronave não-tripulada RQ-4 Global Hawk, que está programada para ser aposentada um anos depois do U-2, ou seja, em 2027.
Fonte: AF&SM
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