GKN e Airbus Helicopters unem forças em colaboração industrial. As empresas GKN e Airbus assinaram um Memorando de Entendimento (MoU — Memorandum of Understanding), neste início de agosto na Holanda. O acordo abre caminho para soluções e a colaboração estratégica para a frota de 14 helicópteros H225M adaptados para operações especiais, adquiridos pela Holanda em junho.
A Força Aérea Real Holandesa (Royal Netherlans Air Force — RNLAF), ou Koninklijke Luchtmacht (KLu) divulgou seu plano de substituir os envelhecidos helicópteros de transporte AS532U2 Cougar por 14 Airbus H225M Caracal. A informação foi divulgada pelo Secretário de Estado Christophe van der Maat, em 05 de junho. O projeto terá um investimento entre €1,5 e €2 bilhões.
Com o acordo, a GKN Aerospace desempenhará um papel em vários domínios, abrangendo engenharia, projeto e fabricação de sistemas de cablagem elétrica, além de manutenção, reparo e revisão geral destes helicópteros. A parceria estimulará projetos de inovação em potencial e liderará o design e a fabricação de aeroestruturas, com foco em compostos. Esse alinhamento estratégico está prestes a elevar a indústria aeroespacial na Holanda, ao mesmo tempo, em que nutre uma cultura de inovação no ecossistema aeroespacial holandês.
A GKN Aerospace anunciou um Centro de Tecnologia Global na Holanda este ano para promover a tecnologia aeroespacial sustentável. O centro está sediado em Hoogeveen, na Holanda. A relação entre a Airbus Helicopters e a GKN Aerospace remonta ao seu envolvimento no consórcio NHIndustries, para a fabricação do helicóptero NH90, em colaboração com a italiana Leonardo. Esta colaboração amadureceu em uma nova fase de projetos.
“Trabalhamos em estreita colaboração com a Airbus Helicopters como parceiros no programa NH90 desde 1992 e os apoiamos ativamente durante a fase de pré-seleção com o MoD holandês dos H225M paras as Forças Especiais” — Shawn Black — GKN Aerospace.
A assinatura do MoU representa um marco significativo nessa colaboração, reforçando a parceria entre as empresas e preparando o terreno para uma futura participação industrial da GKN, para fornecer soluções avançadas e suporte à frota de helicópteros da Holanda.
@CAS