Primeiro F-35A da Bélgica avança na linha de montagem. O primeiro F-35A Lightning II da Força Aérea Belga, ou Belgische Luchtmacht (BLu), foi transferido ontem (02), para a linha de montagem final da Lockheed Martin, em Fort Worth, no Texas (EUA).
A aeronave, matrícula provisória AY-01 (futura BLu FL01), foi retirada do chamado sistema eletrônico de montagem e alinhamento, onde as quatro sessões principais são unidos por através de um sistema avançado de lasers e sensores.
A entrega do AY-01, juntamente com o segundo AY-02, está alguns meses atrasada, devido a problemas com a atualização de software da versão Technology Refresh (TR) 3, e os atrasos nas entregas de alguns componentes, com as novas telas do cockpit.
Quando recebidas pela BLu, essas duas aeronaves serão enviadas para a Base Aérea da USAF em Luke, no Arizona, onde serão utilizadas para treinamento dos pilotos belgas. O pousou do primeiro F-35A na Base Aérea de Florennes, na Bélgica, ainda está mantido para 2025, enquanto a Base Aérea de Kleine-Brogel deverá receber seu primeiro Lightning II em 2027.
Em 2018 o governo belga assinou um contrato de aproximadamente US$ 4,5 bilhões com a Lockheed Martin para a aquisição de 34 caças F-35A para a Belgische Luchtmacht. Os caças de quinta geração substituirão os envelhecidos F-16 Fighting Falcons em serviço na primeira linha da defesa aérea nacional.
@FFO