NGAP alimenta o design do NGAD diz USAF. Embora o Pentágono não tenha decidido remotorizar o F-35 com o motor XA100 da GE Aerospace, sua tecnologia está servindo para o desenvolvimento do futuro motor da nova plataforma de combate Next Generation Air Dominance (NGAD), que representa o futuro caça de 6ª geração da USAF.
O futuro do Programa de Transição de Motor Adaptativo (AETP — Adaptive Engine Transition Program) das Forças Armadas Americanas, apesar de não ser mais focado no F-35, continua no ar, mas tentando incorporar as inovações tecnológicas em um sistema avançado de propulsão a jato par o NGAD.
Esse sistema de propulsão, apelidado de Next Generation Adaptive Propulsion (NGAP), está em uma fase preliminar de projeto. Nos próximos anos, acrescentou, o NGAP deve estar pronto para passar para a prototipagem e teste, tendo aprendido várias lições do trabalho anterior na fase AETP.
O Pentágono pesquisou a tecnologia de motores adaptativos através da AETP desde 2016 como um possível substituto para o motor atual do F-35. A GE Aerospace e a Pratt & Whitney — esta última fábrica do atual motor F135 do F-35 — desenvolveram seus próprios motores adaptativos, agora visando o NGAP.
Em sua solicitação de orçamento de março, o Pentágono anunciou que decidiu manter os motores F135 e atualizá-los para fornecer mais potência e resfriamento para o F-35. O orçamento proposto pelo Pentágono não exigia dinheiro para a opção um AETP alternativo para o F-35. Mas alguns legisladores já se moveram para restaurar o financiamento para o AETP, para os militares poderem continuar desenvolvendo dessa tecnologia para uso em sistemas avançados de caça, ou seja, o NGAD.
O NGAP é totalmente financiado no orçamento fiscal de 2024 proposto pela USAF com o departamento solicitando US$ 595 milhões — um aumento de US$ 375 milhões em relação ao ano fiscal de 2023.
Se o AETP não for financiado no FY24, a USAF transferirá seu orçamento e atividades restantes do AETP para o NGAP. Isso inclui o trabalho em andamento, desenvolvendo controles para um fan adaptável da AETP, tecnologias de resfriamento e materiais avançados, muitos dos quais formarão elementos cruciais do eventual motor do NGAD.
Embora a tecnologia usada no AETP e no NGAP seja praticamente a mesma, os futuros motores do NGAD serão dimensionados de maneira diferente dos do F-35. Isso significa que os elementos do AETP teriam que ser redimensionados e redesenhados para serem adequados para o NGAD.
Enquanto a GE Aerospace e a Pratt & Whitney desenvolvem os motores do novo caça, observou Sneden, os projetistas da fuselagem do NGAD também estão trabalhando em estreita colaboração com eles para garantir que os motores se encaixem. No ano passado, a Força Aérea também concedeu contratos no valor de quase US$ 1 bilhão cada para os fabricantes Boeing, Lockheed Martin e Northrop Grumman para trabalhar na prototipagem de motores NGAD, embora a Northrop tenha confirmado em julho que não faria uma oferta como contratante principal do NGAD. A Força Aérea emitiu uma solicitação para o NGAD em maio e planeja contratar o vencedor em 2024.
@CAS