US Navy quer proteção cibernética para os MQ-8C Fire Scout. O Naval Air Systems Command (NAVAIR) sediado na NAS Patuxent River, Maryland, anunciaram um pedido de US$ 19,1 milhões na terça-feira 01/08 para a Northrop Grumman Aeronautics Systems de San Diego. Objetivo: fornecer um sistema de proteção contra intrusão cibernética os VTUAV Bell MQ-8C Fire.
Os Vertical take-off and landing Tactical Unmanned Air Vehicle (VTUAV) MQ-8C Fire Scout são baseados no helicóptero tripulado Bell 407 da Bell Helicopter Textron Inc empresa sediada em Fort Worth, Texas.
O pedido inclui engenharia não recorrente, qualificação de hardware, integração de sistemas, avaliação de segurança, instalação de retrofit e teste de voo da unidade de interface MQ-8C e do computador de gerenciamento de veículos para incluir uma proteção contra invasão cibernética. O foco é impedir que o VTUAV posse ser invadido, tomado o seu controle ou se voltar contra o operador.
As versões originais MQ-8A e MQ-8B do UAV Northrop Grumman Fire Scout da Marinha são baseadas no helicóptero Schweizer 333 da Schweizer Aircraft Corp., agora propriedade do Rotorcraft Services Group em Fort Worth, Texas.
O MQ-8C fornece à Marinha um aumento de alcance de mais de 30%, o dobro da resistência e uma maior capacidade de carga útil em relação à variante MQ-8B, dizem os funcionários da Northrop Grumman. A arquitetura de sistemas não tripulados desenvolvida para o MQ-8B é reutilizada no Bell 407.
A principal vantagem do MQ-8C Fire Scout sobre suas versões anteriores, os MQ-8A e MQ-8B é ter o dobro da carga útil e predecessores mais potentes. O modelo mais novo também tem uma velocidade máxima um pouco maior e um alcance máximo ligeiramente superior.
As operações de fabricação e montagem da nova variante do Fire Scout estão nas instalações da Bell em Ozark, Alabama, e a montagem final é no Unmanned Systems Center da Northrop Grumman em Moss Point, Mississippi. Neste pedido, a Northrop Grumman fará o trabalho em San Diego e Mojave, Califórnia, e deve ser concluído em maio de 2026.
@CAS