Bombardeiro B-21 Raider acionado pela primeira vez. A Northrop Grumman recentemente acionou pela primeira vez os motores do bombardeiro B-21 Raider. A informação foi revelada por Kathy Warden, CEO da empresa, durante uma teleconferência na semana passada.
“Acionamos com sucesso a primeira aeronave no segundo trimestre, um importante marco antes do voo inaugural”, disse Kathy, sem divulgar outros detalhes, como a data estimada para o primeiro voo do B-21. Apenas acrescentou que o exemplar acionado, designado como T1, é “uma aeronave de testes representativa de produção.”
A funcionária da Northrop Grumman ainda salientou que o programa Raider está dentro do cronograma, com as seis primeiras aeronaves em pleno processo de montagem. Passada a fase do voo inaugural, a fabricante espera receber da USAF o sinal verde para um contrato de Produção Inicial de Baixa Taxa (LRIP).
O B-21 Raider, futuro bombardeiro furtivo da USAF, foi revelado ao público pela primeira vez em 03 de dezembro de 2022, em uma grande cerimônia realizada nas instalações da Northrop Grumman, em Palmdale, Califórnia. O histórico local, conhecido como “Planta 42”, foi palco da apresentação do atual bombardeiro B-2 Spirit em 1988, que será substituído no futuro pelos novos B-21 Raider.
A USAF planeja adquirir pelo menos 100 bombardeiros B-21. O nome “Raider” foi escolhido para homenagear o Doolittle Raid da Segunda Guerra Mundial, quando 80 aviadores e 16 bombardeiros B-25 Mitchell, liderados pelo Tenente-Coronel James “Jimmy” Doolittle, realizaram uma operação aérea que mudou o curso da guerra. As ações do Doolittle Raid foram fundamentais para alterar o conflito na região do Pacífico. O espírito dos “Doolittle Raiders” serviu como inspiração para o nome do novo bombardeiro B-21 da USAF.
@FFO