Avião-tanque chinês YU-20 realiza manobras inéditas em público. O avião-tanque YU-20 da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) foi uma das principais atrações da Exposição de Aviação de Changchun, realizada na semana passada na província de Jilin, no nordeste do país.
Em uma das suas apresentações em voo, o YU-20 voou pela primeira vez em público acompanhado por dois caças furtivos J-20 e dois caças multifuncionais J-16, simulando uma formação de reabastecimento em voo.
Desenvolvido a partir do avião de transporte Y-20, a versão de reabastecimento em voo YU-20 é uma aeronave multifuncional que tem como principal missão fornecer combustível em voo para outras aeronaves. “O YU-20 é uma aeronave versátil capaz não apenas para missões de reabastecimento em voo, mas também para transporte, lançamento aéreo e evacuação aeromédica”, explicou Wang Yuling, piloto do YU-20 da PLAAF, em entrevista ao Global Times.
Durante o show aéreo de Changchun, o YU-20 também realizou apresentações de manobras táticas como decolagens curta e pouso “Afeganistão” (nome que a PLAAF dá ao pouso tático), lançamentos de chaff & flare, curvas fechadas, entre outras.
“Estas são operações que treinamos diariamente com significados de combate, incluindo também o lançamento de dispositivos de interferência (chaff & flare), que apresentamos em público pela primeira vez”, disse Wang. “Enfrentando ambientes de campo de batalha que estão se tornando cada vez mais complexos no futuro, estamos explorando os limites de nossas capacidades”, complementou o piloto.
As unidades YU-20 da PLAAF tem realizado treinamentos diários em conjunto com os caças J-20, J-16 e J-10C, afirmou Wang. “Como o reabastecimento em voo fornecido pelos YU-20, os caças de ultima geração da PLAAF terão efetivamente sua capacidade de operação ampliada, incluindo operações marítimas, que podem se tornar rotineiras”, acrescentou Wang.
Fonte: Global Times
@FFO