Suécia vai aposentar seu antigo Sabreliner 40. A Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV – Försvarets materielverk) vai aposentar ainda neste ano o seu envelhecido Sabreliner 40, designado militarmente como Tp86. Com quase 60 anos de serviços, o antigo jato será substituído por um Bombardier Learjet 60.
Fabricado em 1965, a A aeronave, matrícula 86-001, foi comprada no mercado civil em 1980. Ele foi modificado para servir como plataforma de desenvolvimento e testes de sistemas como o EWS (Electronic Warfare System) para o caça Gripen e do Radar de Abertura Sintética (SAR – Synthetic Aperture Radar) da Agência Sueca de Pesquisa de Defesa (FOI).
Além de servir como aeronave laboratório, o Sabreliner Tp86 também participa de exercícios e treinamentos de pilotos das Forças Armadas Suecas, além do transporte de pessoas, atividade que foi atribuída mais recentemente.
O seu substituto será o Learjet 60, matrícula civil M-ABSC, fabricado em 2006 e comprado pela FMV em 25 de maio deste ano, da empresa Jet Aviation France SAS. O novo jato chegou em Linköping/Malmen, Suécia, em 29 de junho de 2023 após um voo de translado desde Opa Locka, na Flórida (EUA), com escalas técnicas em Saint Johns, no Canadá e Keflavik, na Islândia. Pelos próximos meses o Learjet 60 passará pelo processo de modificação, quando receberá sua nova designação militar.
A FMV operou dois Tp86 em seu Centro de Pesquisas (FC – Försökscentralen), sendo que o outro Tp86, matrícula 86-002, foi aposentado no início dos anos 2000 e doado para o Instituto de Tecnologia da Universidade de Linköping, servindo como célula de instrução para os alunos.
Fonte: Scramble
@FFO