Parlamentares dos EUA querem investigar programa do Pentágono envolvendo pesquisas com OVNIs. Um grupo de parlamentares dos Estados Unidos enviou pedido ao presidente da Câmara, Kevin McCarthy, solicitando a abertura de uma comissão para investigar programas do governo envolvendo Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). A solicitação vem depois do depoimento de David Grusch, ex-Oficial da Inteligência da USAF que trabalhou no programa UAP (Fenômenos Aéreos não Identificados) do Pentágono, que nesta semana confirmou que o governo mantém destroços de naves e tecidos orgânicos de origem extraterrestre.
Os parlamentares Tim Burchett, Anna Paulina Luna, Jared Moskowitz e Matt Gaetz, solicitaram a instalação de uma comissão com autoridade para “intimar e investigar” as denúncias feitas por Grusch. O objetivo seria esclarecer as informações que o Pentágono e outros órgãos governamentais mantém sobre o assunto, para o “benefício da sociedade, cumprindo o papel constitucional do legislativo”.
O governo teria mantido por muitos anos um programa de recuperação de OVNIs e estudos de engenharia reversa, sem o conhecimento do Congresso, disse Grusch em seu depoimento na última quarta-feira (26/07). Questionado por uma deputada se o governo havia recuperado os pilotos das naves capturadas, o ex-Oficial de Inteligência confirmou que alguns OVNIs foram recuperados junto com “tecidos biológicos” possivelmente dos seus tripulantes.
Durante seu depoimento, o Oficial também alegou que o governo encobriu sua pesquisa sobre os avistamentos de OVNIs e disse que relatou essas informações ao Inspetor-Geral da Comunidade de Inteligência. Um porta-voz do escritório se recusou a comentar a declaração. Sem citar nomes e detalhes, Grush disse no seu depoimento que divulgaria mais informações aos legisladores apenas em um ambiente reservado e confidencial.
“Esta é uma questão muito maior que apenas um conjunto de notícias. Representa uma confluência de ações governamentais preocupantes que indicam falta de clareza do Pentágono e da comunidade de inteligência para com o Congresso. Nenhum programa governamental, por mais sensível que seja, pode ficar fora da visão do Congresso”, disseram os Deputados.
O testemunho de Grush contradiz declarações anteriores de funcionários do Pentágono, incluindo o chefe de pesquisa e análise de OVNIs, Sean Kirkpatrick, que em abril disse para Senadores que não existia nenhum programa de exploração alienígena. Kirkpatrick, que lidera o Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios do Pentágono (AARO – All-domain Anomaly Resolution Office), disse não haver nenhuma evidência confiável de que os objetos examinados por sua equipe tivessem origem extraterrestre.
O Pentágono se recusou a comentar sobre a possibilidade da criação de uma Comissão Parlamentar para investigar o programa de OVNIs do governo, e negou as afirmações de Grusch sobre a recuperação de destroços e naves alienígenas que não seja do conhecimento do Congresso.
@FFO