RTX fará a revisão e o reparo do radar dos B-2 da USAF. A RTX, recebeu um contrato exclusivo de US$ 175 milhões para fornecer serviços de revisão e reparo para os componentes avançados do radar AN/APQ-181 do bombardeiro stealth Northrop Grumman B-2A Spirit.
O contrato visa reforçar as capacidades do radar da frota de B-2A, um fator-chave para manter a prontidão operacional e eficácia da frota. A RTX foi selecionada pelo Centro de Sustentação da Força Aérea em Tinker Air Force Base, Oklahoma.
O cronograma do contrato se estende até 31 de julho de 2033, durante o qual os engenheiros e técnicos da RTX trabalharão em suas instalações em El Segundo, Califórnia, para realizar revisões e reparos.
O Radar Avançado de Alta Frequência AN/APQ-181 é um sistema responsável por detectar e rastrear alvos em longas distâncias, fornecendo à Força Aérea consciência situacional e capacidade de operar em ambientes desafiadores e contestados.
O AN/APQ-181, fabricado pela RTX é um radar para qualquer tempo do tipo Low Probability of Intercept (LPI) e phased array radar system. Projetado pela Hughes Aircraft (agora RTX) em meados de 1980, entrou em serviço em 1993 com o B-2. O APQ-181 fornece vários modos de mira de precisão e também suporta radar de acompanhamento de terreno e prevenção de colisão com o solo. O radar opera na banda Ku/J.
A manutenção do AN/APQ-81 irá manter a frota de 20 B-2A em serviço até que seu sucessor, o B-21A Rider, também da Northrop Grummam, entre em serviço em meados da próxima década.
@CAS