TAI vai modernizar os Su-25 do Azerbaijão. A Turkish Aerospace Industries (TAI) vai modernizar os Sukhoi Su-25 da Força Aérea do Azerbaijão. O Ministério da Defesa do Azerbaijão e a TAI (TUSAS) assinam um contrato para atualizar aeronaves com novos aviônicos e bombas inteligentes de fabricação turca.
O objetivo principal do projeto é integrar bombas e mísseis inteligentes avançados de fabricação turca na aeronave Su-25, juntamente com novos aviônicos para a Força Aérea do Azerbaijão. Essa colaboração entre as indústrias de defesa das duas nações reflete seu compromisso de alavancar recursos internos para o desenvolvimento mútuo e fortalecer as capacidades militares.
O Ministério da Defesa do Azerbaijão e da Turquia, com a TAI, deram as mãos em uma importante cerimônia de assinatura de contrato em 26 de julho na 16ª Feira Internacional da Indústria de Defesa (IDEF’23). A cerimônia de assinatura contou com a presença do Vice-Ministro da Defesa da República do Azerbaijão — Diretor Geral Agil Gurbanov, Presidente do Comitê Turco da Indústria de Defesa, Haluk Gorgun, e outras autoridades.
A colaboração estratégica entre o Azerbaijão e a Turquia marca um passo em seus esforços para fortalecer as capacidades defensivas e a cooperação na região. Ao todo são cerca de 40 Su-25/K/U/UB/BM no inventário do Azerbaijão, dos quais 10 Su-25BM, que já haviam sido modernizados no passo e que devem ser o alvo inicial das novas atualizações. Todos servem na Su-25 Eskadrilya sediada na Base Aérea de Kyurdamir.
@CAS