Rússia investe em três versões do Su-75. A mídia estatal russa TASS divulgou que a United Aircraft Corporation (UAC) está desenvolvendo três novos modelos da aeronave tática leve Su-75 Checkmate. Seria um caça monomotor, uma versão biplace e uma aeronave não tripulada, ao estilo loyal wingman.
Além disto, de acordo com documentos de patente divulgados pelo Escritório Federal de Propriedade Intelectual, a versão inicial monoplace do Su-75 Checkmate teria passado por melhorias significativas.
O tão aguardado Su-75, após ser lançado no show aéreo MARKS-2021 realizado nos arredores de Moscou, aparentemente ficou em segundo plano por algum tempo. Talvez em função da eminente invasão russa a Ucrânia. Isto criou um certo ceticismo da indústria, gerando especulações de que não evoluiria. O que aparentemente não se comprovou, pois o projeto está, segundo a TASS, em franco desenvolvimento, inclusive, com novidades estruturais.
A fuselagem foi redesenhada no Su-75 monoplace, tendo uma notável semelhança com uma possível opção de design para o promissor caça de 6ª geração americano Lockheed Martin proposto para o projeto Next Generation Air Dominance [NGAD]. Esquemas do projeto revelam que a asa agora possui um segundo flaperon interno maior. Além disso, a seção da cauda foi modificada e ampliada para formar um estabilizador trapezoidal baixo.
O documento observa: “As mudanças de design nas laterais da fuselagem, quilhas e bordas da entrada de ar, inclinadas na vista frontal, reduzem significativamente diminuir a assinatura radar”.
A variante de dois lugares reflete o design atualizado do monoplace, mas apresenta uma cabine alongada semelhante a do Su-30SM. A versão não tripulada do Su-75, por outro lado, se alinha com o modelo monoplace, não tendo cockpit.
Relatórios iniciais sugeriram que o primeiro protótipo voaria 2023. No entanto, conforme os dados mais recentes da UAC, o voo inaugural da nova geração do caça monomotor Su-75 foi adiado para 2025, com produção em massa começando em 2027.
Apesar de a TASS informar que o projeto está em franca evolução, com três modelos, o mercado continua cético, com um futuro anda incerto. O mercado ainda não vê o Su-75 como algo realmente palpável e com um preço competitivo.
@CAS