USAF reforça Alasca com um Destacamento de Inteligência. A USAF está trabalhando para acelerar as respostas às necessidades de missões de Inteligência na região Indo-Pacífico. Desta forma, recentemente foi ativado na Base Conjunta Elmendorf- Richardson (JBER), no Alasca, o Destacamento 1 do 55º Grupo de Operações (55th OG Det 1).
O novo Destacamento servirá inicialmente como um ponto de apoio estratégico para atender as missões operacionais e exercícios que envolvam as aeronaves RC-135V/W Rivet Joint do 55th OG, bem como todas as demais aeronaves “135” da 55ª Ala (55th AW), como o RC-135S Cobra Ball, RC-135U Combat Sent e WC-135R Constant Phoenix, todas baseadas em Offut AFB, no Nebraska.
“O novo destacamento nos dará maior flexibilidade e permitirá expandir as nossas operações em resposta ao aumento dos requisitos de inteligência na área Indo-Pacífico. Estamos muito entusiasmados por ver esta iniciativa se concretizar”, disse o Coronel Derek Rachel, Comandante do 55th OG
Embora o novo destacamento seja relativamente pequeno, com menos de 10 militares da ativa e alguns funcionários contratados, ele permanecerá de prontidão para atender todas as demandas da frota “135” da 55th AW.
“A presença permanente do destacamento aumentará a integração entre a JBER e o 55th OG de Offutt. Nossa missão é garantir que nossas plataformas [aeronaves] 135 sempre tenham o suporte necessário em solo, para melhor apoiar as missões críticas de inteligência da nossa nação”, disse o Major Kevin LaCosse, Comandante do 55th OG Det 1.
A “comunidade 135” tem uma longa história operacional no Alasca, tendo operado ao longo dos anos na Base Aérea de Eielson e na Base Aérea de Shemya, durante a Guerra Fria.
“Estamos muito gratos pelo apoio que recebemos de toda a equipe da JBER, bem como da 673ª Ala de Base Aérea (673d ABW) especificamente. Eles abriram muitas portas para nós e simplesmente não conseguiríamos fazer isso acontecer sem eles”, afirmou o Coronel Rachel.
Fonte: USAF
@FFO