Canadá adquire nove Airbus A330 MRTT. O Governo do Canadá assinou um contrato de US$ 3,6 bilhões com a Airbus Defence and Space, envolvendo a aquisição de nove aeronaves multifuncionais A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport). As novas aeronaves irão substituir a envelhecida frota de Airbus A310 MRTT (CC-150 Polaris) da Força Aérea Real Canadense (RCAF).
O anúncio da assinatura do documento foi divulgado nesta terça-feira (25/07), e envolve a aquisição de quatro novos A330 MRTT diretamente da Airbus DS, e a conversão de cinco aeronaves civis A330-200 adquiridas usadas no mercado, em um processo a parte. Além das aeronaves, o contrato envolve treinamento, um simulador de voo completo, suporte e serviços envolvidos.
Conforme noticiamos, em julho do ano passado o Canadá assinou um contrato para compra de duas primeiras aeronaves A330-200 ex-Kuwait Airways, com a primeira aeronave entregue para a RCAF no mês passado (saiba mais).
“A principal função dos CC-330 multifuncionais da RCAF é o reabastecimento em voo (REVO), mas eles serão utilizados no transporte nos militares e equipamentos das Forças Armadas do Canadense em missões no país e pelo mundo. Também realizarão missões de evacuação aeromédica em resposta à emergências, bem como voos de ajuda humanitária no país e no exterior. Uma das aeronaves usadas será configurada para transportar os altos funcionários do governo“, informo o Ministério da Defesa do Canadá. “Eles também permitirão ao Canadá enfrentar desafios futuros e compromissos contínuos de defesa com nossos aliados por meio da OTAN e na defesa da América do Norte por meio das operações do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD)”, afirmou a nota.
Os novos A330MRTT serão designados pela RCAF como CC-330 Husky, e substituirão os cinco CC-150 Polaris que estão em operação há mais de trinta anos, e estão chegando ao final da sua vida útil. A nova frota de CC-330 está prevista para operar até a década de 2050.
Os CC-330 Husky serão operados pelo Esquadrão 437 (Transporte), sediado na Base Aérea de Trenton, em Ontário, e que desde 1944 tem o cão Husky como seu mascote, símbolo e código de chamada no rádio em voos de treinamento. “Husky é sinônimo de confiabilidade e resistência, além de ter grande capacidade para suportar o clima frio. Por esse motivo foi escolhido para designar os novos CC-330”, disse o Ministério da Defesa.
As novas aeronaves CC-330 Husky da RCAF fazem parte do projeto Strategic Tanker Transport Capability (STTC) lançado para renovar a capacidade de reabastecimento em voo e transporte estratégico. Em seu escopo, o STTC tem como objetivos atender à política de defesa do Canadá, defender os seus cidadãos, honrar os compromissos do Canadá com aliados e permitir que as Forças Armadas Canadenses continuem contribuindo para a paz e estabilidade no exterior através de suas operações.
@FFO