Testes de voo do pod MS-110 são concluídos. A Collins Aerospace anunciou a conclusão bem-sucedida dos testes de voo do pod MS-110 Multispectral Airborne Reconnaissance System, conhecido também como Fast-Jet, integrado a um caça F-16.
Após o voo inaugural em um F-16 para um cliente internacional não revelado em julho de 2022, a Collins realizou outros extensos testes de voo e atividades terrestres para validar o amplo conjunto de sensores de longo alcance do sistema para implantação.
Como parte de seu compromisso de aprimorar as capacidades de reconhecimento global, a empresa está pronta para entregar 16 sensores MS-110 para os futuros operadores internacionais do Fast-Jet. Atualmente estão em andamento negociações contratuais para outros 13 pods para três clientes adicionais, além do cliente lançador do projeto.
Os avanços do MS-110 se baseiam na implantação bem-sucedida do DB-110, compartilhando uma infraestrutura comum de suporte e exploração de imagens. Os operadores DB-110 existentes têm a opção de atualizar seus pods para a configuração MS-110, reduzindo custos e minimizando o tempo de inatividade operacional. Os recursos multiespectrais do sistema aumentam significativamente a capacidade dos analistas de inteligência de extrair informações vitais de diversos conjuntos de alvos.
Polônia pode ser o cliente internacional não revelado mencionado pela Collins Aerospace. Outro pode ser Taiwan. O Ministério da Defesa Nacional (MND) do país anunciou no final de julho do ano passado que assinou um contrato com os Estados Unidos para adquirir seis conjuntos de sistemas de reconhecimento aéreo MS-110 para os F-16.
Espera-se que a mudança melhore significativamente a capacidade de reconhecimento aéreo de longo alcance de Taiwan. Embora detalhes específicos do pacote de armas não tenham sido divulgados, o MND confirmou que o MS-110 representa o “cápsula de reconhecimento aéreo de última geração”.
O contrato de compra, avaliado em aproximadamente US$ 343 milhões, entrou em vigor em 8 de julho de 2022 com planos de implantar o sistema MS-110 no condado de Hualien, leste de Taiwan, até 15 de março de 2029.
Collins Aerospace MS-110 representa a próxima geração em sistemas de reconhecimento aerotransportado. O pod DB-110 dual band, capaz de captar imagens de dia e a noite, em área ampla, com cobertura e captação de imagens de longo alcance. O sistema MS-110 fornece vantagem da inteligência sobre o legado sistemas usando:
O sensor é compatível com caças F-16, F-15, F/A-18 e Gripen, entre outras, com aeronaves de transporte C-130, aeronaves de MPA, ISR e UAV tipo MALE, como MQ-9B. Para aplicações UAV, o sensor e aviônicos/sistemas de suporte estão alojados em uma cápsula leve.
@CAS