Joint Venture entre Leonardo e Fincantieri para manutenção naval. Empresas Leonardo e Fincantieri formara neste mês de julho uma Joint Venture, que efetuará manutenção do porta-aviões Cavour (550) e dos destróieres classe Horizon da Marinha Italiana.
A Orizzonte Sistemi Navali (OSN), joint venture entre a Fincantieri e da Leonardo, com participações de 51% e 49% respectivamente, assinou com a Diretoria de Armamentos Navais da Secretaria Geral de Defesa/Diretoria Nacional de Armamentos da Itália, o Contrato de Manutenção em Condições Operacionais (MOC — Maintenance in Operational Condition) e Acordo Estrutural para o porta-aviões Cavour (550) e os destróieres classe Horizon, Andrea Doria (D553) e Caio Duilio (D554) da Marina Militare (Marinha Italiana).
O Acordo tem um valor máximo de €190 milhões e será concluído no final de 2028. A assinatura do primeiro contrato de implementação entre a empreiteira principal OSN e a Navarm ocorrerá nos próximos dias, abrangendo os dois primeiros anos de serviço.
Especificamente, as atividades previstas referem-se à plataforma, sistemas e equipamentos de combate das unidades abrangidas pelo Acordo no período entre 2023 e 2028, de forma a garantir a manutenção das suas condições operacionais e o aumento da especialização da equipe da Marinha Italiana.
A Fincantieri será responsável pelas atividades de suporte em serviço dos sistemas e equipamentos da plataforma, incluindo o motor, sistema de automação, geração elétrica e sistemas de ar-condicionado, mecanismos de manobra e propulsão, bem como os elevadores de aeronaves do navio Cavour e o helicóptero sistema de transporte das unidades da classe Horizon.
Leonardo ficará encarregado de todos os subsistemas relacionados ao Sistema de Combate, sensores de radar, Sistema de Gerenciamento de Combate, lançadores e sistemas de armas das duas classes de navios, nas bases navais de La Spezia e Taranto. Os subsistemas Leonardo envolvidos na manutenção totalizam cerca de 50 equipamentos.
Fonte: Leonardo.
@CAS